Jornal A Semana

Começa a construção da PCH São Carlos em Lacerdópolis / VÍDEO

  • Douglas Varela
  • 23/05/2020 10:25
7946471335ec924808944d3.05945225.jpg

A Fraga Construções e Projetos, da cidade de Braço do Norte (SC), iniciou oficialmente na segunda-feira, dia 11, a construção da PCH São Carlos. O empreendimento está localizado no Rio do Peixe, entre a comunidade de São Carlos (Lacerdópolis) e o Distrito da Barra do Leão (Campos Novos).

Nestes primeiros dias, de acordo com o Engenheiro Civil Cleiton Gewehr, responsável técnico da obra, a empresa trabalha na abertura dos acessos, na terraplanagem e nas escavações, além da supressão da vegetação. A estrada municipal que dá acesso ao canteiro de obras está sendo adequada para a chegada dos primeiros equipamentos.

Gewehr explicou que as obras civis serão iniciadas em 60 dias e devem empregar pelo menos 130 pessoas. Alguns trabalhadores são remanejados de obras da empresa e outros serão contratados na região. “O recrutamento desses novos trabalhadores será por meio do SINE das cidades próximas. A empresa não fará contratações aqui no canteiro” alertou o engenheiro.

Trabalhadores de outras empresas, como aqueles que atuam na montagem das turbinas, também estarão trabalhando na obra nos próximos meses. O cronograma prevê a entrega 17 meses, ou seja, no primeiro semestre de 2022.

Um túnel com 520 metros de comprimento e 11,5 de diâmetro levará a água do reservatório até a casa de força para a geração de energia.

O empreendimento

A PCH São Carlos pertence a São Carlos Energia Ltda com sede em Xanxerê.

O empreendimento terá uma barragem em concreto de 05 metros de altura e comportas basculantes de 03 metros de altura, totalizando em barramento de 08 metros.

Será composto de vertedouro na região central do barramento, tomada de água, túnel de adução, casa de força adicional no barramento, chaminé de equilíbrio, condutos forçados, casa de força principal e canal de fuga.

A potência a ser instalada é de 15.200 kW, a geração de energia será de 8.340 kW e a área do reservatório, incluindo a calha do rio, será de 14,60 ha. A obra está orçada em quase R$ 81 milhões.

Outra obra

A Fraga também está executando a construção da PCH Linha Rica, de propriedade da Ibicaré Hidrelétrica, em Linha Triângulo, interior de Ibicaré. O empreendimento prevê três turbinas de 2,6 MW, somando 8 MW de potência numa obra iniciada em julho do ano passado, e com previsão de término para dezembro de 2020, através de um aporte financeiro de R$ 41,6 milhões, sem levar em conta a incidência de taxas.

Reportagem - Marlo Matielo (Rádio Capinzal/Jornal A Semana)

Fotos - Douglas Varela (Rádio Capinzal/Jornal A Semana)

 


Enquete