No ar

Programação indisponível

Começa a tramitar projeto que institui Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente em Capinzal

Começa a tramitar projeto que institui Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente em Capinzal

Começou a tramitar na sessão da Câmara de Vereadores de Capinzal desta terça-feira (10) o Projeto de Lei Legislativo que institui o Título “Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente” no Município de Capinzal. De autoria do vereador Gilmar Junior da Silveira, o projeto é destinado a pessoas jurídicas de qualquer área ou atuação que contribuírem com programas sociais oriundos do poder público ou da iniciativa privada, oferecendo contratação profissional a jovens e adolescentes.

Também poderão ser agraciadas com o título as empresas que mantenham parcerias com outras entidades executoras de programas de inclusão, para contratação de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, namodalidade Adolescente Aprendiz.

A empresa estará habilitada ao recebimento do título por meio de emissão de relatório que comprove a ocupação de, no mínimo, 3 (três) vagas por aprendizes de acordo com a legislação de aprendizagem vigente.

As empresas agraciadas com o título poderão promover a divulgação da homenagem oficial e utilizar a divulgação em suas peças publicitárias. Caberá à Secretaria de Indústria e Comércio, ou outro órgão delegado pelo Poder Público Municipal, implementar o modelo do Título de Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente.

O projeto segue para apreciação das comissões permanentes e a expectativa é que esteja na pauta de votação nas próximas sessões.

Justificativa

O presente Projeto de Lei Legislativo tem por objetivo fortalecer a Lei Federal nº 10.097/2000 e o Decreto Federal nº 5.598/2005, que altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e regulamenta a contratação de aprendizes na faixa etária de 14 a 24 anos de idade.

O Programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal, oportuniza a qualificação e garantia da primeira experiência profissional, com benefícios como carteira assinada, salário mínimo e vale transporte, àqueles jovens ou adolescentes que estejam matriculados e freqüentando a escola, caso não tenham concluído o ensino médio.

As empresas que aderem ao programa de aprendizagem, além de cumprirem a função social, contribuem para a formação de um profissional mais capacitado para as atuais exigências do mercado de trabalho, ampliando-se a visão da própria sociedade.

A integração de adolescentes e jovens aprendizes no mercado de trabalho tem a finalidade de promover o desenvolvimento das competências básicas e necessárias para o trabalho, desenvolvendo os potenciais compatíveis com as novas exigências tecnológicas, organizacionais, culturais, éticas e estéticas do trabalho, especialmente as requeridas para a inserção e permanência em atividades produtivas do setor de comércio e serviços.

Os programas de incentivoà contratação de jovens e adolescentes visam promover a manutenção, no cotidiano profissional, de formação compatível com o mercado de trabalho, além de fornecer um comportamento solidário e o exercício da cidadania, em função da apropriação de valores referentes à humanização da vida, do trabalho e das relações entre pessoas.

Os programas e projetos de aprendizagem, promovendo a integração da juventude ao mundo do trabalho, para obterem êxito, precisam de apoio irrestrito de empresas que tenham condições de acolher jovens carentes, garantindo a oportunidade de sua inserção ao universo laboral.

Mas ainda se conta com um restrito número de vagas de emprego oferecidas para os projetos de aprendizagem profissional, por isso a iniciativa de estabelecer, no âmbito do Município de Capinzal, a criação de título e homenagem às empresas parceiras que mantenham o número mínimo de jovens inclusos nos trabalhos, favorece o estímulo e a consolidação da parceria necessária ao desenvolvimento da comunidade local, além de prestar o reconhecimento à referência de cunho social representado pelo atendimento das empresas parceiras às expectativas de desenvolvimento do jovem aprendiz e futuro profissional.

Assim sendo, a criação do título visa incentivar as empresas sitiadas no nosso Município a contratar jovens, principalmente aqueles de baixa renda, na condição de jovens aprendizes.


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 11/07/2018 07:18

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 25/06/2019 17:52 por Jardel Martinazzo

Conselho Municipal de Trânsito é empossado em Capinzal

Na tarde desta terça-feira (25), o Prefeito Nilvo Dorini e a Vice-prefeita Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio [...]

Publicado em 25/06/2019 16:19 por Douglas Varela

Profissionais da região recebem capacitação sobre Leis de Incentivo Fiscal

Cada vez mais se fala sobre as formas de incentivar a cultura, a saúde, o esporte e os cuidados com crianças e idosos [...]

Publicado em 24/06/2019 08:42 por Jardel Martinazzo

PRF registra aumento de acidentes e mortes nas rodovias federais de SC no feriadão de Corpus Christi

A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina encerrou à meia-noite de domingo (23), a Operação Corpus Christi [...]

Outras notícias

Publicado em 25/06/2019 16:45

Meneghini elogia ações de combate a tuberculose e a brucelose no município de Ouro

Na sessão ordinária do Legislativo ourense desta segunda-feira, dia 24, o [...]

Publicado em 25/06/2019 15:10

Ivonei Antonio Dambros cobra a recuperação do acesso ao Ramal Durigon

O vereador Ivonei Antonio Dambros solicitou, por meio de indicação, na [...]

Publicado em 25/06/2019 14:46

Ganzala requer informações sobre a destinação das madeiras retiradas da Ponte Pênsil

A Câmara de Vereadores do município de Ouro aprovou por unanimidade na noite [...]

Publicado em 25/06/2019 06:58

Condenados 38 integrantes de facção criminosa em Canoinhas

Penas pelo crime de organização criminosa variam de quatro a nove anos de [...]

Publicado em 24/06/2019 10:06

Secretaria da saúde realiza palestra para idosos da UNITI

A Secretaria da Saúde, através da Estratégia Saúde da Família, Unidade do [...]

Publicado em 21/06/2019 16:02

Iniciação a Vida Cristã

No sábado (15) as paróquias que estão inseridas no Projeto Sementeira, [...]