Esportes

Competidores de Capinzal fazem a festa na abertura da temporada da Copa Scherer 4x4 Carbon Free

  • Douglas Varela
  • 03/06/2019 07:26
20190313255cf4f692d75083.68081444.jpg

Pilotos e Navegadores do município se destacaram nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free de rally regularidade abriu a temporada de provas no último sábado, dia 25 de maio, em Joaçaba. Após uma semana de chuvas na região, o piso liso e escorregadio fez os competidores trabalharem muito para manterem os carros na trilha e no tempo certo estipulado na planilha. Nesse cenário, pilotos e navegadores de Capinzal representando o Jeep Clube Capim Dourado se destacaram nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light.

Entre os competidores mais experientes quem iniciou bem o campeonato foi o navegador Michael Masson, que compete ao lado do piloto Leandro Riffel, de Piratuba, representando a equipe GS Racing. “O que colaborou muito para essa prova de Joaçaba foi o tempo, porque choveu nos três últimos dias antes da prova e isso é o que a gente mais torce que aconteça na semana que antecede o rally. Isso deixou a prova muito mais divertida, lisa, uma prova rápida, uma prova que exigia bastante do piloto, não tanto do navegador, mas muito mais do piloto. Foi uma satisfação muito grande para gente que participou”, disse Michael.

No total, a prova contou com mais de mais de três horas de duração e 100 quilômetros de percurso, sendo 43 de trecho especial cronometrado. Ao final do trajeto, ainda pela Graduado, o piloto de Capinzal, Everton Gratt, subiu ao pódio na quarta colocação ao lado do navegador Wesley Sari, de Ouro. Já pela categoria Turismo o navegador capinzalense Deivid Giacometi também conquistou a quarta colocação ao competir ao lado do piloto de Rio do Sul, Fábio Dalpaz.

Vitória na Turismo Light

Entre os competidores iniciantes a grande campeã da Turismo Light foi uma dupla de Capinzal que se formou na semana da prova de Joaçaba e representou o Jeep Clube Capim Dourado. O piloto Gilson Savaris e o navegador Luiz Surdi competiram pela primeira vez juntos na abertura da Copa Scherer 4x4 Carbon Free.

Além de ser a estreia da dupla, a vitória foi a primeira vez que o piloto subiu no alto do pódio. “A prova estava bem organizada, para frente e com médias boas. O tempo também ajudou para termos bastante lama no trajeto. Justamente por causa desse terreno liso e das oscilações das médias, a prova exigiu bastante concentração dos pilotos e navegadores. Por ser a primeira prova que fizemos juntos, subir ao pódio e ainda em primeiro lugar foi muito bom! Agradeço ao Luiz pela oportunidade e excelente resultado”, diz Gilson.

A terceira e quinta colocações da categoria também foram conquistados por representantes de Capinzal, respectivamente com o piloto Altair Maziero e o navegador Eduardo Baldissera, e o piloto Guilherme José Ody e o navegador Leonardo Surdi. “A prova estava um espetáculo. Em decorrência das chuvas dos últimos dias o piso estava muito liso e com médias justas, dando muito trabalho para a dupla. Por ser a primeira prova que andamos juntos, já conseguimos um bom entrosamento e um ótimo resultado, o que dá ânimo para as próximas etapas. Aproveito para parabenizar todos os competidores que representaram o Jeep Clube Capim Dourado no pódio”, comenta Luiz.

A temporada 2019 da Copa Scherer 4x4 Carbon Free conta com as categorias Graduado, Turismo e Turismo Light. No total, serão cinco provas ao longo do ano e uma das novidades é a contratação do diretor técnico Alexandre Rech, vice-campeão do Rally dos Sertões e responsável pela Copa Trancos & Barrancos, Rally Trancos RS e Campeonato Catarinense. A próxima etapa acontece em Fraiburgo no dia 10 de agosto. As inscrições são realizadas através do site www.copascherer4x4.com.br. O campeonato ainda conta com provas marcadas para os dias 14 de setembro, 12 de outubro e 23 e novembro.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Acompanhe a Copa Scherer!

Acompanhe o Facebook da Copa Scherer 4x4 Carbon Free no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova. A competição também conta com Canal no YouTube, acesse e assista nossas aventuras.

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e organização da West Eventos 4x4 Carbon Free. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote, Monroe Amortecedores, SFI CHIPS, Maxxis Pneus, Batata Chips STRIKE, Cup Noodles e Berg Bier Cervejaria.

Texto e Fotos: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4


Enquete