Saúde

Concluído visitas no entorno de armadilha onde foi encontrado foco do mosquito transmissor da Dengue em Ouro

  • Jardel Martinazzo
  • 01/08/2018 07:59
13740800175b619362b573a6.51996874.jpeg

O Programa de Combate a Dengue do Município de Ouro concluiu na semana passada as visitas em todas as residências e estabelecimentos comerciais que ficam num raio de 300 metros da armadilha onde foi encontrado um foco do mosquito transmissor da dengue, nas imediações da Prefeitura Municipal.

Conforme o servidor, Vilmar Rebelatto, responsável pela Vigilância Sanitária, foram coletados algumas larvas, mas após realização de análise foi descartada a suspeita do mosquito transmissor. Daqui dois meses os agentes farão uma nova visita nos mesmos locais para se certificar da inexistência de focos. 

Relembre

Dois anos depois do primeiro caso, a Secretaria de Saúde de Ouro confirmou no dia 18 de julho ao jornalismo da Rádio Capinzal que foi encontrada mais uma larva do Aedes aegypti no município.

O servidor, Vilmar Rebelatto, responsável pela Vigilância Sanitária, relatou que durante inspeção nas 19 armadilhas espelhadas pela cidade foram encontradas seis larvas, sendo que uma delas foi confirmada como sendo do mosquito transmissor da Dengue.

Rebelatto, que também é responsável pelo Programa de Combate a Dengue do Município, confirma que a larva foi encontrada numa armadilha localizada na área central do município, próximo à prefeitura.

“O fato de achar uma larva do mosquito Aedes aegypti é preocupante, mas não é alarmante, porque o mosquito não é hospedeiro natural, ele não nasce com a doença, ele precisa picar uma pessoa doente. Por isso, cada um tem que cuidar do seu quintal, evitar locais com água parada porque este é o local preferido do mosquito transmissor”, destacou Rebelatto.

Assim como ocorreu no caso anterior, em março de 2016, a Vigilância Sanitária, com auxílio de agentes de saúde visitou todas as residências num raio de 300 metros onde foi encontrada a larva. 


Enquete