Jornal A Semana

Conheça a história da Capela São João Batista do Parque e Jardim Ouro

  • Douglas Varela
  • 22/10/2016 08:43
1445680203580b4337a7bd44.81499835.jpg

 Tudo começou com uma equipe de 5 casais membros da Paróquia São Paulo Apóstolo que vieram até este bairro fazer o convite às famílias para participarem das celebrações que aconteciam uma vez ao mês.

No dia 13 de março de 1975, na Escola Felisberto Vilarino Dutra, foi celebrada uma missa presidida pelo Frei Dionísio Galvan. Conforme fora sugerido pelo Frei naquele mesmo dia, fez-se a eleição da 1ª diretoria da comunidade. Eleita por aclamação a diretoria foi composta pelos seguintes membros: Presidente - Werner da Silva e demais membros: Adelar Bonamigo; Laurindo Possamai; Alfonso Thomé; Jorge Campioni; Francisco Minosso e Domingos Bonato.

Em uma reunião com as lideranças da comunidade para escolha de um padroeiro, entre várias ideias e discussões, dona Maria Tessaro, criadora dos grupos de circulo bíblico, teve a brilhante ideia: “se estamos no mês de junho, porque não homenagear São João Batista?”. Todos aprovaram a sugestão. O Padroeiro passou a ser São João Batista, bem como o nome da comunidade.

Com o passar do tempo foram aumentando as pessoas com fé que procuraram a igreja, então o espaço físico tornou-se pequeno. Com isso as celebrações passaram a ser realizadas no clube de propriedade do senhor Adelar Bonamigo.

A comunidade passou a fazer eventos, promoções para obter lucro. Com o auxilio dos sócios foi conquistado o espaço para construir a comunidade. Cinquenta por cento do terreno foi adquirido com dinheiro da comunidade e outros 50% foi doação do senhor Werner da Silva.

A partir disso, construíram o pavilhão e as celebrações passaram a ser realizadas neste local.

Em 1985 teve início a construção da capela. A inauguração ocorreu em junho de 1991. O Conselho da época era formado por Sergio Durigon, Guiomedes Proner, Flavio Thomé(in memória), Sergio Bonamigo. O Frei era Luiz Wolf.

Com o passar do tempo, a comunidade foi crescendo, ampliando suas pastorais e desenvolvendo atividades para evangelizar as pessoas, buscando sempre trabalhar em harmonia e união entre todos os seus segmentos.

Atualmente a Capela São João Batista do Parque e Jardim Ouro conta com: 09 catequistas, duas coordenadoras; 05 equipe de liturgia; 22 grupos de reflexão; 19 coroinhas, 19 capelinhas, Pastoral Familiar, Clube de Mães, 07 ministros atuantes e seis em formação e aproximadamente 390 famílias participantes.

As missas são celebradas no primeiro e no terceiro domingo de cada mês e os cultos no segundo e no quarto sábado de cada mês, sempre as 19h.

Em todas as datas comemorativas, conforme ano litúrgico, e tradições da comunidade são feitas celebrações. Toda segunda-feira, terço em honra a Nossa Senhora e na primeira sexta-feira de cada mês missa do Apostolado da Oração.

 


Enquete