Jornal A Semana

Consórcio Vias do Vale realiza a detonação de rochas no traçado do Contorno Viário

  • Douglas Varela
  • 16/06/2016 15:14
9902246915762ed2bc1e192.73305230.jpg

Setecentos quilos de dinamite foram utilizados para a remoção dos obstáculos

As obras para a implantação do Contorno Viário de Capinzal completam três meses neste sábado, dia 18. O Consórcio Vias do Vale, responsável pelo projeto, acredita que 25% da terraplenagem já foi executada.

As empresas que integram o Consórcio já realizaram a abertura da estrada por onde passará a rodovia no município de Ouro, entre a SC 150 e o Rio do Peixe e na Linha Galdina, interior de Campos Novos, entre o Rio do Peixe e a rodovia de acesso ao Distrito da Barra do Leão e em Capinzal. Desde a segunda quinzena de maio, a prioridade é para a abertura da via entre as linhas Residência e São Roque no interior de Capinzal. 

A expectativa a partir de agora esta em torno do início da construção das pontes sobre o Rio Leãozinho e o Rio do Peixe.

Detonações
Na quinta e na sexta-feira, dias 09 e 10 respectivamente, técnicos da empresa Knapp e Cia realizaram a detonação de rochas nas imediações do campo de futebol da Linha Residência. Foram utilizados 700 quilos de dinamite. 

Por se tratar de material perigoso e de operação de risco, seguranças da empresa Inviosat foram contratados para garantir o sucesso do procedimento.

No local, o projeto prevê a construção de um viaduto. Não há necessidade de novas detonações nos próximos dias. Elas podem ocorrer no decorrer da execução da obra a medida que os obstáculos forem surgindo.

A obra
O Contorno Viário proporcionará a importante ligação da SC 150, nas proximidades do Oratório Caravággio, em Ouro, até o entroncamento com a rótula da BRF, no Bairro São Cristóvão, em Capinzal.

O projeto prevê a implantação de dez quilômetros de asfalto com quatro trevos e um viaduto. Também estão contempladas as pontes sobre o Rio Leãozinho em Ouro, com 55 metros lineares, e sobre o Rio do Peixe com 232 metros de extensão.   

O Governo Estadual investirá R$ 31,5 milhões com recursos viabilizados por meio de financiamento com o Banco do Brasil. As obras iniciaram no dia 18 de março e o prazo para entrega é de 720 dias.


Enquete