Jornal A Semana

Construção da PCH Barra do Leão entra na reta final

  • Jardel Martinazzo
  • 02/02/2018 08:27
2686566075a743d8c814e68.66917205.jpg

Iniciada em setembro de 2015, a construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Barra do Leão, nas águas do Rio Leão entra na reta final. A barragem já foi concluída e depois de alguns dias o lago encheu e transformou a paisagem no interior de Campos Novos.

Desde então o local tem sido visitado por moradores e até mesmo turistas que buscam o Distrito da Barra do Leão para se divertir nas águas termais, mas já aproveitam para visitar o empreendimento que fica distante a cerca de quatro quilômetros da área central da comunidade.

A usina pertence a Três Leões Participações S/A de Florianópolis. A previsão para o início da operação comercial era para o mês de maio de 2017, mas a precipitação de chuva e demais imprevistos estruturais, especialmente na barragem afetou o cronograma e a nova previsão é para meados deste ano. A casa de força foi concluída, restando ainda a parte elétrica e instalação de outros equipamentos.

Desde que as obras iniciaram mais de 40 funcionaram estiveram envolvidos na construção da PCH Barra do Leão terá capacidade de produção de 3.570 KW de potência instalada e 3.410 kW de potência líquida. O empreendimento que terá um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.

A energia produzida será compartilhada com a PCH Santo Expedito e PCH Spessatto, com 17 km de extensão, até subestação de Herval D'Oeste, sob responsabilidade da Celesc Distribuição S.A.


Enquete