No ar

Fábio José

Campeiro da Noite

20:00 - 23:00 com Fábio José

No ar - Campeiro da Noite Ouça ao vivo

CONTOS DE FADAS E DIVERSÕES

CONTOS DE FADAS E DIVERSÕES

Porque gostamos de histórias, contos de fadas? E por que a diversão nos alegra?


Apesar das modificações ocorridas na produção da linguagem e da literatura, com tantas novidades tecnológicas, a arte de contar ou cantar histórias ainda é mágica. Cria-se a ilusão da eternidade, sobrevivendo, portanto, às invenções eletrônicas. Meu pai partia de uma ideia comum, criava seu núcleo central e mudava o final, porque se sentia sujeito da história que contava.


A contação de histórias ou de contos de fada era uma tarefa das avós, das mães e também dos pais, quando a televisão ainda não havia ingressado no interior das famílias. Muitas vezes, as histórias inspiravam as ações de trabalhar, fazendo serão, confeccionando tranças, chapéus, preparo de lãs para cobertores. Pergunte às pessoas mais velhas.


Ainda existem discussões sobre as datas em que começaram os contos de fadas. No entanto, seu registro impresso foi possível com a invenção da imprensa, em 1450, e a publicação de “Peau d'âne” (Pele de asno), no dia 11 de janeiro de 1697, em versos, por parte de Charles Perraut, na França. É uma coletânea que, inicialmente, reuniu oito histórias, a exemplo de As Fadas, Chapeuzinho Vermelho, Henrique, o Topetudo, A Cinderela, Os Desejos Ridículos, O Gato de Botas. Já leu todos?


Como não citar as edições dos Contos dos Irmãos Grimm, cuja publicação é de 1812, reeditada em 1815, e voltada especificamente para as crianças? Lembre-se destes: O Músico Maravilhoso, Os Dois Irmãos, Gentalha, Rapunzel, A Serpente Branca, O Pescador e sua Mulher, A Raposa e os Gansos, O Pobre e o Rico, e muitos outros.


Hans Christian Andersen é tido como o maior escritor de contos para crianças e fundador da literatura infantil. Entre os anos de 1835 e 1842, publicou seis volumes de contos. Figuram entre eles: O Soldadinho de Chumbo, A Rainha da Neve, A Pequena Vendedora de Fósforos, O Patinho Feio, A Pequena Sereia. Já contou algum desses para seus pequenos?


Nos dias atuais, nem sempre as avós ou os pais contam histórias, pois os programas de entretenimento apresentam outras opções, bem como as redes sociais contam outros tipos de narrativas. Muitas famílias deixam as crianças aos cuidados de babás ou irmãos mais velhos. Sim, os tempos mudaram e quando os contos de fada se transformam em desenhos animados as crianças partem para suas viagens favoritas.


As crianças amam os contos de fadas porque resolvem suas inseguranças e se encontram com sua própria linguagem, trabalhando em si elementos que constroem a felicidade.


Há um encantamento, um maravilhar-se próprio. Desse modo, como o cenário ocorre distante, como um palácio, uma floresta, um grande ou pequeno reino, bichos, mistérios, e a ausência de características pessoais de reis, rainhas, princesas, dá a entender a força que essas histórias têm de se ligarem à realidade de cada um.


Os adultos também adoram histórias, repetindo, talvez, uma história que ouviu dos antepassados. As escolas de samba, por exemplo, cantam os contos de fadas em seus desfiles, em muitos casos com grandes aparatos e imagens. Já ouviu ou viu algum desses nos desfiles das escolas de samba há algum tempo ou recentemente?


Por quê crianças e adultos gostam? O conto de fada não separa o sagrado do profano, nem o humorístico do trágico, nem se esquece de seres, objetos e lugares sobrenaturais entendíveis pela mentalidade infantil, e pelos adultos também.


Os contos de fada nascem do povo. Se você costuma transmitir para seu filho ou filha os contos de fada, quer lendo ou recitando de cor e recriando, está de parabéns. Finais felizes são profecias de que a felicidade é possível, apesar das dificuldades existenciais.


Publicado por: Larissa Cavali Data: 07/03/2019 10:00

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 23/05/2019 19:50 por Marlo Matielo

Bazzinho representa a AD AGN Capinzal na Seleção da Liga Catarinense de Futsal

O ala Renan Bazzo se apresentou nesta quarta-feira, dia 23, na cidade de Seara, à Seleção Catarinense de Futsal, que [...]

Publicado em 23/05/2019 19:20 por Marlo Matielo

Polícia Militar atendeu dois acidentes de trânsito em pouco mais de meia hora em Capinzal

Dois acidentes de trânsito sem vítima foram atendidos pela Polícia Militar de Capinzal durante esta quinta-feira, [...]

Publicado em 23/05/2019 07:23 por Jardel Martinazzo

Veículo é arrombado e bateria furtada no centro de Capinzal

A bateria de um veículo foi furtada na área central de Capinzal. A Polícia Militar foi acionada no final da noite [...]

Outras notícias

Publicado em 23/05/2019 20:15

Assinado o convênio que permite o repasse de recursos da Prefeitura para a Associação dos Acadêmicos de Capinzal

A Administração Municipal de Capinzal formalizou na manhã desta [...]

Publicado em 21/05/2019 08:47

Palestra nesta noite abordará sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Identificando os abusos sexuais e o que fazer? Esse é o tema da palestra que [...]

Publicado em 20/05/2019 15:37

Inicia nesta noite a programação da Semana MEI 2019 de Capinzal

Começa na noite desta segunda-feira (20) a programação da Semana MEI [...]

Publicado em 20/05/2019 12:23

CRAS de Capinzal inicia atividades com grupo de idosos

Na tarde da última sexta- feira (17) iniciou o grupo de idosos no Serviço de [...]

Publicado em 20/05/2019 08:15

MORTE GRADUAL: A PRESSÃO PERFECCIONISTA

Nós precisamos de um tempo. Parar e respirar com suavidade. Pegar leve conosco [...]

Publicado em 18/05/2019 19:17

AD AGN Capinzal/FME estreou no Estadual de Futsal Sub 12 da Liga Catarinense

Foram disputados neste sábado, dia 18, no Ginásio Dileto Bertaióli, em [...]