No ar

Nome do programa indisponível

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

  • Promoção 39 anos

CONVIVÊNCIA URBANA

CONVIVÊNCIA URBANA

A Igreja Católica no Brasil,vai além de apenas ser porta voz da Igreja Católica continuadora do mandato de Jesus de ir pregar o Reino de Deus.. Faz parte do Reino de Deus a vida plena cf Jô 10,10). O cuidado humano é um dos fatores essenciais deste dever.

No último editorial deste semanário, focávamos o conflito abafado pela necessidade de se ater à urbanização. Conflito silencioso, mas de conseqüências em grande parte funestas. Situações mais latentes nas periferias das cidades e no interior. Periferias geográficas e sobremodo existenciais. Periferias dos contornos urbanos, quer de bairros, quer de comunidades interioranas.

A análise puramente social expõe reflexos psicológicos, financeiros e espirituais. A pessoa perde sua raízes culturais e a mudança acaba exigindo a necessidade de buscar outras. Nesta mudança, nem sempre o faz com serenidade e propósito. Pode perder a consistência de personalidade e de sobrevivência, perdendo a paz interior. Quanta gente necessitada de acompanhamento psicológico. Em nossa região não se busca acompanhamento social e financeiro porque socialmente não é aceitável. Se não estiver preparada para tanto, terá dificuldades camufladas ou não. Pode-se dizer, que, com o passar dos tempos isto poderá ser superado, pois a urbanização vai se fazendo presente também no alongamento rural.

A Igreja se assessora de profissionais em suas análises e propostas. Profissionais que fazem parte de sua militância ou não. Profissionais “externos” são importantes de ser ouvidos. Colaboram de maneira diferente em suas análises e sugestões. Não deixam de ser humanas, mesmo que não cristãs. É aconselhável ouvir “toda” a humanidade, mesmo que não concorde com parcelas dela. Jesus lembrava que, os “seus” estão no mundo, mas não são do mundo” (Cf Jô 15,19). Assim pode distinguir e excluir. Razões externas expõem possíveis verdades, subjetivas e objetivas.

Para a busca de soluções os documentos da coordenação da Igreja no Brasil – CNBB, fazendo-se voz das comunidades através dos bispos – todo o anos nos coloca diante de propostas adequadas ao contexto geral. Mas a prioridade é sempre o popular. Propostas de cidadania para enfrentar a não dignidade cidadã.

No documento 100 – Comunidade de comunidades, uma nova comunidade paroquial, busca apoiar a ação evangelizadora no aspecto social agregado ao eclesial. Tentativa clara da preocupação rural em choque com liquidez das culturas urbanas. É necessário não só manter aquelas raízes, mas adequá-las à emergente adaptação urbana. Caso contrário o isolamento vital promovido pelo individualismo e consumismo se faz inevitável e impiedoso. Assim reza o documento 100 em seu n. 244: “a grande comunidade, praticamente impossibilitada de manter os vínculos humanos e sociais entre todos, pode ser setorizada em grupos menores... Não se deixa a referência territorial das comunidades maiores, mas criam-se novas unidades sem tanta estrutura administrativa”.

A grande “comunidade”, nas culturas urbanas é abstrata, líquida. Eficaz para a despersonalização e muito potente para o individualismo. A perda das “razões” é a natural seqüência. Poucos se salvam da massificação opressora. Apenas aqueles que se aliam aos grupos de amigos, melhor ainda se forem de convivência vizinha.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 19/07/2019 10:00

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 19/08/2019 03:16 por Marlo Matielo

Hachmann e Beija-Flor empataram seus jogos pela Copa LEOC 2019

A Copa LEOC 2019 – Taça Superviza Supermercado - teve sequencia no fim de semana com jogos da segunda rodada da [...]

Publicado em 18/08/2019 20:00 por Jorge Soldi

Polícia Militar registra ocorrência de danos na lanchonete do terminal rodoviário neste domingo

A Polícia Militar registrou  ocorrências de dano ao patrimônio em estabelecimento comercial na Rua Ernesto [...]

Publicado em 18/08/2019 09:11 por Marlo Matielo

Atlântico de Capitel Santo Antonio conquista o título da Copa Capinzal de Bocha

A comunidade de Alto São Roque sediou na tarde/noite deste domingo, dia 17, a grande final da Copa Capinzal de Bocha [...]

Outras notícias

Publicado em 18/08/2019 18:12

Rodada da Copa Capinzal de Futebol deste domingo teve média de 07 gols por jogos

Foram disputados na tarde deste domingo, dia 18, os jogos da última rodada da [...]

Publicado em 18/08/2019 09:25

PM registra furto em edificação no Loteamento Outeiro do Sol

A Polícia Militar registrou ocorrência de furto em construção no começo da [...]

Publicado em 18/08/2019 07:46

AD AGN Capinzal vence o Campos Novos Futsal pelo Estadual da Liga Catarinense

Em partida válida pela quarta rodada do returno do Estadual da Liga [...]

Publicado em 17/08/2019 06:04

AD AGN Capinzal confirma a contratação de pivô que estava no futsal paranaense

A Associação Desportiva AGN (AD AGN Capinzal) confirmou na noite desta [...]

Publicado em 17/08/2019 05:42

Distrito de Santa Lúcia (Ouro) realiza neste sábado a penúltima noite da novena preparatória para a XX Romaria de Frei Crispim

A novena preparatória para a XX Romaria de Frei Crispim prossegue neste [...]

Publicado em 17/08/2019 05:27

Flamengo de Linha Vitória promove evento especial neste domingo para comemorar os 60 anos de fundação

O Esporte Clube Flamengo de Linha Vitória (Ouro) realiza neste domingo, dia [...]