Agricultura

Copérdia comemora nesta quarta-feira 51 anos e história

  • Jardel Martinazzo
  • 05/09/2018 09:18
1807608035b8fcbd2775939.38081189.jpeg

A Copérdia comemora nesta quarta-feira (05) 51 anos de fundação. A cooperativa que tem sua sede em Concórdia está presente em diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Sua atuação é focada na agricultura, bovinocultura de leite, indústria de ração, lojas agropecuárias, postos de combustíveis, postos de resfriamento de leite, suinocultura, supermercados, tratamento de madeira e unidade de beneficiamento de sementes.

Em março deste ano a cooperativa completou 14 anos de atividades em Capinzal e atualmente possuiu aproximadamente 240 associados de um universo de pouco mais de 17 mil sócios em todas as regiões onde atua nos três estados do sul do Brasil. Possui 1.228 colaboradores, unidades instaladas em 65 municípios e um faturamento de R$ 1.133.851.476,11.

Em Capinzal, a loja agropecuária fica na Vila Sete de Julho onde também funciona a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) e mais recentemente o Centro de Tratamento de Sementes Industrial que terá um investimento total de seu projeto de R$ 4 milhões.

Para celebrar a data nesta quarta-feira (05) todas as unidades desenvolvem um dia de vendas com descontos e promoções diferenciadas aos produtores, além disso, o corte do bolo que ocorrerá a partir das 15h.

Surgimento da Copérdia

Os primeiros passos do cooperativismo na região Oeste de Santa Catarina, foram dados no final dos anos 60, num tempo em que a agricultura enfrentava mais uma de suas crises. À época, a produção de alimentos era o alicerce para o desenvolvimento sócio econômico da região sustentada, basicamente, pela produção de grãos. Porém, a atividade enfrentava limitações em relação ao recebimento, armazenamento e comercialização, e precisava ser uma alternativa de abastecimento de insumos à produção primária dos produtores da região. 

A presença de uma cooperativa era fundamental fortalecer o fomento do setor primário, importante via de desenvolvimento da região. A partir da necessidade de disponibilizar alternativas de produção e comercialização de grãos e oferecer insumos às propriedades rurais, um grupo de 30 produtores transformou a então Associação Rural em uma sociedade cooperativa. No dia cinco de setembro de 1967, em Assembléia Geral, com base numa Lei nacional que autorizava a criação de sindicatos e cooperativas, foi fundada oficialmente a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (COPÉRDIA). Os produtores que deram origem à cooperativa eram todos oriundos da Associação Rural. 

Atualmente a cooperativa tem como presidente Valdemar Bordignon.


Enquete