No ar

Programação indisponível

Coreia do Sul autoriza importação de carne suína catarinense

Coreia do Sul autoriza importação de carne suína catarinense

 

O governo da Coreia do Sul autorizou nesta terça-feira, 4, a importação da carne suína catarinense. A confirmação foi dada pelo ministro Blairo Maggi, após reunião com representantes do país asiático, que é o quinto maior importador de carne suína do mundo. No mês de maio, Santa Catarina vai receber uma missão técnica para validação dos frigoríficos habilitados e assim iniciar os embarques de carne suína.

O governador Raimundo Colombo comemorou a decisão. “Isso ajuda na nossa economia e no momento crítico que nós vivemos na questão da carne. Mostra a confiança e reconhece o trabalho de todos os catarinenses, sejam eles técnicos, produtores, indústrias e empreendedores. É um momento importante e um gesto de confiança com o nosso país e com o nosso Estado”.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, esta é mais uma conquista importante de uma negociação que já dura 10 anos. “O nosso status sanitário diferenciado foi decisivo. Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela excelência sanitária de seus rebanhos, sendo o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e também livre de peste suína clássica, com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”.

Na última semana, técnicos da Agência de Quarentena Animal e de Plantas da Coreia do Sul sinalizaram que vêm a Santa Catarina em missão técnica de inspeção aos produtores de carne suína entre os dias 10 e 27 de maio. A visita marcará o início da última etapa de abertura do mercado sul-coreano para os produtos da suinocultura catarinense. A delegação incluirá a equipe Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos do país asiático.

As inspeções e a habilitação dos fornecedores fazem parte da última etapa do processo de abertura de mercado, em paralelo com as consultas bilaterais sobre o modelo de certificado sanitário com base nos requisitos aprovados.

Em março, o Ministério da Agricultura, Alimentos e Assuntos Rurais da Coreia abriu para consulta pública a minuta de requisitos sanitários negociados com o Brasil referentes à abertura do mercado à carne suína. A aprovação da minuta por empresas e entidades e o público em geral levaram à promulgação dos requisitos na Coreia do Sul, finalizando a sétima das oito etapas da abertura do mercado.

Suinocultura

A suinocultura catarinense fechou 2016 com uma produção de 969 mil toneladas, sendo que 28,3% foi destinado à exportação e 71,7% atendeu ao mercado interno. O Estado respondeu por 38% de toda carne suína exportada pelo país e faturou US$ 555,2 milhões. Os principais destinos foram países como Rússia, China e Hong Kong.

 


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 05/04/2017 06:29



Principais Notícias

Publicado em 23/09/2017 08:57 por Marlo Matielo

CDL começa a distribuir os cupons da Campanha FestCompras 2017

Maior campanha de vendas da região distribuirá R$ 80 mil em prêmios A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de [...]

Publicado em 23/09/2017 08:29 por Douglas Varela

ARPROMEL recepciona representantes do Núcleo dos Apicultores de Caçador

No último sábado, dia 16, o Núcleo dos Apicultores da ACIRP (ARPROMEL) recebeu a visita de representantes do Núcleo [...]

Publicado em 23/09/2017 00:43 por Douglas Varela

Fumaça em agência da Caixa Econômica Federal mobiliza Bombeiros em Capinzal

O gerente da Caixa Econômica Federal de Capinzal, Milton Arnaldo Schmidt, confirmou ao jornalismo da Rádio Capinzal [...]

Outras notícias

Publicado em 23/09/2017 08:08

BRF e MPT firmam termo de compromisso para ritmo de trabalho dos funcionários

A BRF S/A e o Ministério Público do Trabalho (MPT), firmaram termo de [...]

Publicado em 22/09/2017 09:39

Irmãs Servas de Maria Reparadoras celebram sua Madroeira

A congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras muito se alegrou com a [...]

Publicado em 19/09/2017 15:23

Vereadora Elone Masson propõe projeto que institui a Campanha Setembro Verde

A Câmara de Vereadores de Ouro começou a analisar na noite desta [...]

Publicado em 19/09/2017 06:54

Meneghini cobra explicações sobre peça de trator que desapareceu da garagem da Prefeitura de Ouro

O vereador Aldecir Meneghini solicitou explicações da Prefeitura Municipal de [...]

Publicado em 16/09/2017 07:00

CDL define a programação do V Seminário do SPC

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis [...]

Publicado em 16/09/2017 07:00

ACIRP promove palestra show “O Conflito de Gerações”

A Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe (ACIRP), em parceria [...]