Bombeiros

Coronel Charles Alexandre Vieira assume Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar

  • Jardel Martinazzo
  • 14/06/2019 06:24
19324420455d036836a34f96.37602832.jpg

Foto: James Tavares/Secom

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está sob novo comando. O coronel Charles Alexandre Vieira assumiu como comandante-geral na tarde desta quinta-feira, 13, em cerimônia de passagem realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis. Ele substitui o coronel Edupércio Pratts, que exerceu a função desde fevereiro.

“Comandar uma instituição que possui 97% de confiabilidade entre a população catarinense é um enorme desafio. Mas com a equipe que montamos, com oficiais de estirpe, temos a certeza que vamos elevar ainda mais o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina”, afirmou o novo comandante-geral.

Em seu discurso, o governador Carlos Moisés relembrou que foi também em um dia 13 de junho que o Corpo de Bombeiros se emancipou da Polícia Militar, formando duas instituições separadas e fortalecidas. Egresso da corporação, Moisés agradeceu o trabalho prestado por Pratts e desejou sucesso ao novo comandante-geral.

Pratts, por sua vez, agradeceu à confiança do governador Carlos Moisés e se disse realizado com o período que passou à frente do CBMSC: “É o coroamento de uma carreira de 35 anos de serviços prestados à sociedade catarinense”.

Sob seu comando, os bombeiros militares catarinenses renovaram a condição de referência nacional em trabalhos de busca e resgate com o apoio prestado a Minas Gerais após o desastre ambiental de Brumadinho.

Experiência em funções de comando

Oficial há 25 anos, o coronel Vieira atuava como subcomandante-geral do CBMSC. Ele é bacharel em Administração de Recursos Humanos, pós-graduado em Administração de Segurança Pública e especialista em Administração Pública.

Dentro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o novo comandante já foi diretor de Ensino, comandante do Batalhão de Itajaí, dos pelotões de Orleans e São Bento do Sul e da 3ª Companhia de Bombeiros Militar em Florianópolis. O coronel também já foi subcomandante do 1º Batalhão da Capital, chefe da divisão de Engenharia Contra Incêndio e Pânico, da Diretoria de Atividades Técnicas, comandante da Academia de Bombeiros Militar, além de comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.

Também presente à cerimônia, a vice-governadora Daniela Reinehr destacou a capacidade operacional de Vieira e disse que, entre os próximos desafios da corporação, estão o mapeamento dos pontos de afogamento mais comuns para a próxima temporada de verão e a implantação do laboratório de ciências do fogo.

Novo decreto e promoção de oficiais

Ainda durante a cerimônia, o governador Carlos Moisés assinou digitalmente um decreto que regulamenta a atividade dos bombeiros comunitários nos quartéis do estado. A nova norma possibilita que eles possam receber um valor idêntico ao dos guarda-vidas civis pelos dias trabalhados.

Também ocorreu a promoção de oficiais, com seis passando ao cargo de major e cinco ao posto de coronel. A solenidade marcou ainda a posse do coronel Charles Acordi como chefe do Estado Maior e do coronel Ricardo Steil como subcomandante-geral.

Assessoria de Imprensa

Enquete