Bombeiros

Corpo de Bombeiros participa da Semana Latino Americana de Prevenção aos Afogamentos

  • Jardel Martinazzo
  • 27/11/2017 18:06
3677111395a1c711386bb21.45610519.jpg

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, através do Corpo de Bombeiros Militar promoveu de 20 a 26 de novembro a Semana Latino Americana de Prevenção aos Afogamentos. A campanha que teve envolvimento do quartel de Capinzal visa alertar a população e ao mesmo tempo prevenir este tipo de ocorrência. 

Dados apontam que diariamente 17 brasileiros morrem afogados, sendo que o maior índice são os homens, especialmente os adolescentes. O afogamento é a segunda causa de morte em crianças de um a nove anos de idade, a terceira entre três e dez e a quarta entre quinze e vinte e quatro anos. Boa parte dos óbitos, 75%, ocorre em rios e represas.

Confira as principais atitudes que podem garantir mais de 95% de segurança contra afogamentos em piscinas:

Atenção 100% no seu filho (a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas;

Guarda-vidas certificado por entidade reconhecida para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate;

Aprenda como agir em emergências aquáticas;

Acesso restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto;

Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo (s) antiaprisionamento e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.

 Capinzal 

O afogamento mais recente registrado em Capinzal ocorreu no dia 15 de janeiro deste ano na comunidade de Lauro Müller. Na ocasião um adolescente de 16 anos morreu afogado em um açude. Segundo o Corpo de Bombeiros, um primo da vítima tentou fazer o resgate, mas não conseguiu.

A vítima teria entrado no açude onde foi caminhando pela margem com água aproximadamente na cintura, passou por debaixo de um quiosque que fica na beira, ao retornar pelo mesmo caminho ele teria subido numa pedra, ficou de costas, abriu os braços e se jogou para trás como se fosse nadar de contas. O mesmo teria tentado retornar para a pedra, mas não conseguiu vindo a se afogar.

O adolescente residia com a mãe na Rua Wanda Meyer, centro de Capinzal.


Enquete