Jornal A Semana

CORRIGINDO ESPAÇOS ENTRE OS DENTES

  • Douglas Varela
  • 04/11/2017 08:58
192971256259fd9d8959fff2.10371237.jpg

Nossa idéia de um sorriso perfeito normalmente compreende ou se assemelha a dentes brancos, saudáveis e bem alinhados. Afinal, todos sabemos que um belo sorriso com essas características além de elevar sua auto estima é um excelente cartão de visitas. Embora essa não seja a realidade de todas as pessoas, com os avanços da Odontologia Estética corrigir esses problemas ou melhorar seu sorriso se tornou uma tarefa muito mais possível e acessível.

Conhecido pelo nome de Diastemas, esses espaços entre os dentes são frequentes e podem ser classificados como eneralizados (distribuídos em vários espaços entre os dentes), ou localizados (principalmente entre os dois dentes da frente, os Incisivos entrais), que normalmente chamam mais atenção. O problema pode ser causado por uma série de fatores como: dentes pequenos, freio labial alongado ou muito volumoso, após finalização ortodôntica em dentes com tamanho de coroa não corretos entre outros.

O tratamento pode variar dependendo a causa. É preciso um diagnóstico correto sobre a causa e assim elaborar o plano de tratamento. Em casos de freio labial volumoso, um eposicionamento do mesmo ou sua remoção pode interromper o fator causal e até mesmo em crianças esse procedimento pode fazer com que o espaço feche por si só.

Outras modalidades de tratamento podem incluir a ortodontia (uso de aparelhos dentários), que apresentam uma vantagem importante. Além de corrigir os espaços, ele também corrige outros problemas que o paciente possa ter em relação ao posicionamento que os dentes se tocam. Sua única desvantagem é o tempo que pode durar esse tratamento. Normalmente é indicado quando o paciente apresenta tamanho e forma correta em seus dentes.

Restaurações estéticas com resina ou utilizando facetas em cerâmica podem ser utilizadas em conjunto com o a ortodontia, ou isoladamente quando os dentes apresentam além dos espaços alterações de cor e forma.

Caso isso incomode você, afetando sua saúde ou seu convívio social, procure um Dentista especialista em Estética Restauradora e não deixe isso mais afetar sua qualidade de vida.


Enquete