Jornal A Semana

CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE AJUDAM A COMBATER A DENGUE

  • Douglas Varela
  • 03/08/2018 15:57
12671039575b64a5af02e517.01670210.jpg

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Cuidar do meio ambiente é uma forma de conter a reprodução do mosquito Aedes aegypt.

A doença é infecciosa, muito séria e pode matar. É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo parece um pernilongo comum, preto, com pintas brancas espalhadas pelas patas e medindo 5 a 7 mm de comprimento (Drauzio Varella).

Um dos grandes problemas da dengue é que o mosquito se reproduz facilmente em qualquer recipiente com água armazenada. Assim, um copo plástico destinado de maneira incorreta com água parada já serve de criadouro do Aedes aegypti. Essa realidade é decorrente de problemas ambientais que contribuem de forma significativa para o aparecimento desse tipo de enfermidade, que infelizmente poderiam sim, ser evitados.

Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até o nosso município, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água: mantenha bem tampados caixas d'água, tonéis e barris; coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; não jogue lixo nos terrenos baldios; se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre de boca para baixo; não deixe água da chuva acumulada sobre a laje; encha os potinhos ou vaso de planta com areia até a borda; se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; limpe calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem de água.

A adoção de medidas simples, protege o meio ambiente e interrompe o ciclo de transmissão e contaminação da dengue. Faça sua parte! Saudações Ecológicas!


Enquete