Religião

Definida a programação da festa e procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes

  • Jardel Martinazzo
  • 21/01/2019 11:45
4466099795c45cdf0716cb5.53553180.jpeg

Foram definidos na manhã desta segunda-feira (21) os últimos detalhes da festa e procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município de Ouro. O encontro no gabinete do prefeito Neri Miqueloto contou com a presença dos membros da organização, representantes dos bairros, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Conforme o prefeito Miqueloto, a programação seguirá os mesmos moldes da edição anterior, mas com aprimoramento e maior rigidez no que diz respeito à segurança. Na embarcação que levará a imagem da santa pelo Rio do Peixe serão permitidos apenas membros da organização. Também foram repassadas algumas orientações quanto o show de fogos de artifício.

Programação

Na quinta-feira, dia 31, a imagem da Padroeira sairá da Praça Pio XII, às 19h, seguindo em procissão até o bairro Kleinubing onde às 20h haverá celebração da primeira noite do Tríduo. Na sexta-feira, dia 1º de fevereiro, a segunda noite do Tríduo será celebrada no Bairro Alvorada, a partir das 20h.

O ponto alto da festividade ocorrerá no sábado, dia 02, a imagem da santa será levada até a Praça Pio XII, às 9h seguirá em procissão até o Bairro Navegantes, às 10h haverá a Santa Missa. Ao meio dia será servido o almoço. Às 18h seguirá até a Capela São João Batista do Parque Jardim Ouro, e às 19h a celebração. Em seguida, os romeiros irão transportar a imagem até as margens do Rio do Peixe.

Ao anoitecer, a padroeira segue em procissão fluvial até as proximidades da Ponte Irineu Bornhausen. Após, fiéis conduzirão a imagem em procissão terrestre pelas ruas Javarino Andrione (Beco) e Felipe Schmidt e terminará com a missa campal e benção da garganta.

A celebração de encerramento ocorre tradicionalmente na Praça Pio XII, mas pela instabilidade climática a organização decidiu por realizar no Ginásio de Esportes André Colombo.

A Festa e Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes está sob a coordenação de Ana Carolina Colombo e Amarildo Lago, com apoio dos bairros, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.


Enquete