Jornal A Semana

DEZEMBRO MOMENTO DE AGRADECER E AVALIAR

  • Douglas Varela
  • 09/12/2017 05:57
21176930915a2b97956f78c7.20682459.jpg

O tempo passa e quando nos damos por conta é final de mais um ano. Não é de graça a estrofe do canto: “O TEMPO PASSA SUTILMENTE, DERREPENTE A GENTE LEMBRA QUE O NATAL JÁ VAI CHEGAR. ´É PRECISO PARAR, É PRECISO PENSAR, QUE CRISTO VEIO PARA NOS SALVAR”.
Convido você, a mim, a todos nós no início deste mês para agradecermos imensamente a Deus por tudo que vivemos, desfrutamos e alcançamos neste ano que está indo para seu término. Não esqueçamos que a gratidão, a capacidade de agradecer, louvar, bendizer além de ser um gesto filial de amor com o nosso criador que nos dá tudo, hoje, a ciência nos afirma que é também causa de maior saúde, maior harmonia e felicidade. Toda pessoa que agradece diariamente tem muito maior chance de ser feliz, de alcançar seus objetivos. Esta atitude de gratidão potencializa nossos dons, nos livra de amarras e traumas internos.
Com certeza, também é tempo oportuno para nos avaliarmos da caminhada que até aqui fizemos. Recordar quantos propósitos havíamos feito no início do ano. E sem medo, nem falsidade nos perguntarmos quanto conseguimos alcançar, quanto ainda precisamos continuar buscando, e outros que precisaremos mudar, pois, não se encaixaram na caminhada do ano. É preciso que cada um de nós possa assumir nossas escolhas, nossas decisões e não ficarmos culpando terceiros por nossos fracassos. Nunca esqueça que a perfeição dificilmente a alcançaremos nesta terra. Como dizem os estudiosos: “o fato de estarmos caminhando, de estarmos tentando, nos esforçando para alcançar nossas metas, é sinal claro que estamos no caminho certo”.
Comece listando dez conquistas importantes para seu crescimento pessoal, familiar, comunitário e durante esta primeira semana nos seus momentos de oração louve, glorifique a Deus. No segundo passo pergunte a você mesmo (a) “O que se eu tivesse feito, ou arriscado teria sido melhor e mais útil para atingir minhas metas deste ano que está indo para seu final?” Coloque isto também no seu momento de prece diária invocando as luzes do Espirito Santo para lhe fortalecer e discernir melhor que encaminhamento dar a estas descobertas. E se quiser completar a avaliação ter a coragem de perguntar a si mesmo: “o que não devo de modo nenhum repetir neste próximo ano para que minhas metas sejam possíveis?”.
Parar, silenciar, meditar é algo fundamental neste mundo moderno de muito barulho, muitas informações, provocações. Se eu e você conseguirmos estar em harmonia teremos a capacidade de agradecer, louvar e, também, de avaliar e recomeçar sem cairmos em tristeza ou revolta conosco mesmo. Lembre-se sempre você é uma benção maravilhosa de Deus para a humanidade. Depende só de você aceitar e colocar esta benção a serviço da humanidade.
Termino lembrando o que Salmo Oito fala sobre nós: “Deus nos fez e nos criou quase como um Deus”, tamanha a beleza, a grandiosidade, o mistério do ser humano. Permita que esta maravilha do criador que é você mesmo, você mesma desabroche e seja instrumento de um mundo melhor. Paz e Bem...

Enquete