Jornal A Semana

DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

  • Capinzal FM
  • 16/08/2018 09:42
17193606945b7571762fc276.14026448.jpg

No dia 01 de agosto, a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em um ano, segundo a organização não-governamental Global Footprint Network (GFN).
A GFN, parceira global da Rede WWF (World Wide Found) monitora a Pegada Ecológica das cidades do mundo inteiro, e calcula anualmente o dia da sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day). Esse Dia marca a data a partir da qual o consumo de recursos naturais ultrapassa a capacidade de regeneração dos ecossistemas para o ano em questão. Esse ano o 'temível' dia se deu em 01 de agosto. Isso quer dizer que, a “cota” de recursos naturais do planeta disponíveis foi esgotada e tudo o que for consumido a partir de agora não será reposto pela natureza, criando uma espécie de "sobrecarga da Terra".
No ano de 2000 a data caiu em 01 de outubro. Em 2016 a sobrecarga se deu dia 08 de agosto e em 2017 foi dia 02 de agosto. A data está surgindo cada vez mais cedo. Segundo o Instituto Akatu de Consumo Consciente 85% da população mundial vive em países que demandam mais da natureza do que os seus ecossistemas podem renovar, de acordo com os cálculos da GFN precisaríamos de 1,6 planeta Terra para fechar a conta com saldo positivo.
Os dados são alarmantes, e o que é pior, os custos com nosso excesso de gastos ecológicos estão ficando cada vez mais evidentes: mudanças climáticas, ocorrência frequente de secas, erosão do solo, perda de biodiversidade e o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera.
“Temos que entender que tudo isso afeta a vida das pessoas. O cidadão pode fazer a sua parte adotando uma postura crítica e melhorando os seus hábitos de consumo” (Maria Cecilia Wey de Brito - WWF). “Transformar as nossas economias para responder a este desafio não é uma tarefa fácil. No entanto, da mesma forma que no passado a humanidade usou criatividade e engenho, poderemos fazê-lo novamente para criar um futuro próspero, livre de combustíveis fósseis e destruição do planeta” (Global Footprint Network). Um planeta saudável é uma luta de todos nós! Saudações Ecológicas.


Enquete