Agricultura

Dia de Campo da Epagri abordou novas tecnologias de pastagens de gado

  • Jardel Martinazzo
  • 24/10/2018 10:44
173963065bd069a178a424.27766628.jpeg

A Epagri de Ouro realizou na quinta-feira (18) um dia de campo para divulgar a tecnologia do trigo duplo propósito. Apesar do tempo instável, muitos agricultores compareceram para conhecer a tecnologia, e também para tirar dúvidas em relação ao manejo, já que algumas propriedades já experimentaram essas variedades neste ano agrícola.

O evento ocorreu na propriedade da família Buselato, na comunidade de Novo Porto Alegre, e contou com a presença do Engenheiro Agrônomo Marcelo André Klein, responsável pelo setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, de Passo Fundo.

Na ocasião foi possível conhecer melhor as duas principais variedades de Trigo Duplo Propósito lançadas pela Embrapa: O BRS Tarumã e o BRS Pastoreio. A Variedade BRS Tarumã (com aristas) permite dois a três cortes (pastejos) e posteriormente pode ser conduzida para a produção de grãos, sendo um trigo tipo pão, com boa qualidade para farinha. Já a variedade BRS Pastoreio (sem aristas) permite dois cortes (pastejos) pelo gado e depois produz espigas que podem ser colhidas para silagem.

Por serem variedades de trigo de ciclo longo, recomenda-se o plantio até 40 dias antes da época recomendada pelo Zoneamento Agrícola para a cultura. Portanto, pode ser semeado no início de abril, tendo um longo período vegetativo, interessante para explorar a oferta de forragem que o trigo oferece. Segundo o analista da Embrapa, no período vegetativo estas variedades de trigo não necessitam tratamentos fitossanitários, por serem bastante resistentes a doenças de folhas. Já no início do florescimento recomenda-se realizar tratamento com fungicidas.

Atualmente essas variedades ainda não estão disponíveis no comércio local, sendo necessária a aquisição de sementes por encomenda. Para maiores informações sobre o manejo do Trigo Duplo Propósito, procure o Escritório Municipal da Epagri de Ouro. (49)35279601 com Julio ou Elvio.

Enquete