Jornal A Semana

Dia do Contador é comemorado com encontro em Capinzal

  • Douglas Varela
  • 29/09/2018 10:00
17240895295bae3117513e33.00232411.jpg

O Sindicato dos Contabilistas de Joaçaba e região realizou no sábado (22) encontro em Capinzal. O evento que marcou o Dia do Contador ocorreu nas dependências da APROC (Associação dos Professores de Capinzal) no Loteamento Colina. O encontro foi conduzido pelo presidente do Sindicato, Edilson Scarton e contou com a presença de Jorge Ronaldo Pohl, vice-presidente Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (FECONTESC) que representa os 23 Sindicatos.


Além do almoço de confraternização, o evento também teve por objetivo debater alguns ações da categoria que enfrenta a incerteza quanto ao futuro. Há algum tempo a revista Exame publicou que a profissão de Contador deve terminar até 2025. Scarton discorda essa projeção e entende que está com os dias contados a digitação de informações. Ele acrescenta que o Contador tem papel fundamental para dar o suporte aos empresários e consultoria no dia-a-dia para projeção do seu empreendimento.


“O Contador é a pessoa que vai conseguir transformar os números em informações, para daí sim o empresário poder direcionar os rumos do seu empreendimento”, comentou Scarton que ao discursar lembrou que a categoria é a linha tênue entre a empresa e o fisco.

“Se os contadores resolverem parar de trabalhar, o governo não vai arrecadar nada. Todo o trabalho burocrático o governo “joga” para o contabilista. É ele que faz todas as aprovações dos impostos e repassa a guia para os empresários recolherem. Sem esse trabalho o governo não arrecada e não aplicará seus recursos”, concluiu.


Enquete