Jornal A Semana

DISPOSITIVOS BUCAIS VISANDO PERFORMANCE E PROTEÇÃO ESPORTIVA

  • Douglas Varela
  • 08/06/2019 11:39
8136630375cfbc8b8555fd2.84687899.jpg


Buscar a melhoria esportiva não está mais reduzido a equipamentos como chuteiras, tênis, roupas esportivas ou utilização de suplementos alimentares. A alta tecnologia já presente nesses materiais permite aumentar seus níveis de performance com uma curva de crescimento muito superior a tempos passados.

Aliado a isso, cresce o número de estudos em dispositivos bucais ajudando atletas com a melhora de performance, oferecendo melhores condições de desempenho. Mesmo os aparelhos mais sofisticados tem um princípio simples, corrigir o encaixe dos dentes, que por consequência terá um ajustamento melhor da posição da cabeça, coluna e vias aéreas.

Podem ser classificados basicamente em três tipos, somente para proteção, confeccionado em EVA de alta resistência e elevada capacidade de absorção de impactos, é o tipo ideal para praticantes de esportes em geral, normalmente atletas amadores com atividades físicas esporádicas. Outro tipo é visando performance, construído em acrílico rígido com princípios de posicionamento fisiológico mandibular, usado na arcada inferior e está indicado para praticantes de esporte onde o risco de traumas nos dentes e face sejam menores. O terceiro modelo é de protetores que buscam proteção a traumas tanto quanto aumento de performance, de modo geral, o atleta terá uma mordida otimizada, capaz de permitir o máximo de recrutamento dos músculos mandibulares e cervicais, favorecendo desempenho e performance.

Na hora do esforço, em movimentos de explosão muscular ou movimentos bruscos, apertamos os dentes para ter maior estabilidade, entretanto, se mandíbula e maxila não estiverem alinhadas tornaram o movimento ineficiente, além do que, esse alinhamento permite uma maior liberação das vias aéreas gerando uma maior quantidade de oxigênio.

Além destes benefícios, o fato do atleta sentir-se protegido, faz com que sua autoconfiança aumente, atuando diretamente na performance.

Os protetores bucais individualizados são indicados para todas as idades, gêneros e níveis de habilidade na pratica esportiva.


Enquete