No ar

Programação indisponível

DOENÇA DE ALZHEIMER O QUE É?

DOENÇA DE ALZHEIMER O QUE É?

Hoje iniciarei uma sequência de textos sobre a Doença de Alzheimer. A doença é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento de Auguste, aos 55 anos, o Dr. Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença.

Não se sabe por que a Doença de Alzheimer ocorre, mas são conhecidas algumas lesões cerebrais características dessa doença. As duas principais alterações que se apresentam são as placas senis decorrentes do depósito de proteína beta-amiloide, anormalmente produzida, e os emaranhados neurofibrilares, frutos da hiperfosforilação da proteína tau. Outra alteração observada é a redução do número das células nervosas (neurônios) e das ligações entre elas (sinapses), com redução progressiva do volume cerebral.

Estudos recentes demonstram que essas alterações cerebrais já estariam instaladas antes do aparecimento de sintomas demenciais. Por isso, quando aparecem as manifestações clínicas que permitem o estabelecimento do diagnóstico, diz-se que teve início a fase demencial da doença.

As perdas neuronais não acontecem de maneira homogênea. As áreas comumente mais atingidas são as de células nervosas (neurônios) responsáveis pela memória e pelas funções executivas que envolvem planejamento e execução de funções complexas. Outras áreas tendem a ser atingidas, posteriormente, ampliando as perdas. Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 10/06/2017 08:25

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 13/12/2017 14:52 por Jardel Martinazzo

Veículo com placas de Capinzal usado em assalto na agência dos Correios de Catanduvas é encontrado queimado

Foi encontrado na manhã desta quarta-feira (13), o veículo usado no assalto na agência dos correios no município de [...]

Publicado em 13/12/2017 07:19 por Jardel Martinazzo

Agência dos Correios de Catanduvas é assaltada

A agência dos correios de Catanduvas foi assaltada por volta das 15h15min desta terça-feira (12). Informações [...]

Publicado em 13/12/2017 07:08 por Jardel Martinazzo

Motociclista sofre queda após desviar de caminhão que faz coleta de lixo em Capinzal

Uma motociclista de 27 anos foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros no começo da manhã desta quarta-feira (13) após se [...]

Outras notícias

Publicado em 11/12/2017 13:06

Rodada do Municipal de Futebol teve média de 04 gols por partida

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Capinzal teve sequencia no [...]

Publicado em 09/12/2017 06:03

GOVERNO FEDERAL LANÇA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

O Carteira de Trabalho Digital é um novo aplicativo para Android e iPhone [...]

Publicado em 09/12/2017 06:00

Sorria, você esta sendo observado...

Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo e alma contra [...]

Publicado em 09/12/2017 05:57

DEZEMBRO MOMENTO DE AGRADECER E AVALIAR

O tempo passa e quando nos damos por conta é final de mais um ano. Não é de [...]

Publicado em 08/12/2017 21:29

III Rodeio da Integração Gaúcha atrai tradicionalistas de 04 estados à Capinzal neste fim de semana

O Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, em Engenho Novo, será palco do [...]

Publicado em 08/12/2017 16:34

Municipais de Futebol e de Bocha prosseguem neste fim de semana

Quatro jogos – dois pela categoria aspirante e dois pela titular – serão [...]