Geral

Dois garotos já foram resgatados da caverna na Tailandia

  • Marlo Matielo
  • 08/07/2018 09:33
7298415795b420570b7ed84.22072458.jpg

A Tailândia começou na madrugada deste domingo, dia 8, - horário no Brasil, manhã na Tailândia - a operação de resgate dos 12 meninos de 11 a 16 anos e seu treinador de futebol, presos em uma caverna inundada no distrito de Chiang Rai desde o dia 23 de junho. 

O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, informou que 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, entraram na caverna Tham Luang e iniciaram a jornada de cerca de 6 horas até o grupo, que está isolado a cerca de 4 km da entrada da montanha. 

Toda a operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias. 

Dois grupos com três meninos vão deixar a galeria subterrânea. Por último, mais dois garotos e o treinador serão levados para fora. Os dois primeiros garotos já foram retirados na caverna. 

O governo tailandês publicou um gráfico detalhando como cada criança será resgatada. Dois mergulhadores acompanharão cada menino, que usará máscara facial enquanto são guiados pelas passagens por corda. Nos trechos estreitos, os mergulhadores soltarão o tanque de suas costas enquanto guiam o garoto. 

Como são 18 mergulhadores no interior da montanha, presume-se que alguns desses especialistas farão mais de uma viagem. O governo não explicou essa ação. 

A operação não é só submersa nas águas que inundaram a galeria. Com o bombeamento constante de água para fora da montanha, pontos antes totalmente inundados podem ser feitos caminhando, afirmou o governador Narongsak Osatanakorn. 

Trinta equipes médicas estão de prontidão, cada uma com helicóptero e ambulância, para receber o grupo.

Fonte - G1

Enquete