Jornal A Semana

Dona de casa transforma rotina e garante fonte de renda com o artesanato

  • Douglas Varela
  • 17/02/2018 08:00
3016052765a85c11454e821.13823837.jpg

É algo que me ajuda a relaxar e ao mesmo tempo garante um dinheiro extra

A confecção de artesanato em Etil Vinil Acetato (EVA) foi uma das formas encontrada pela dona de casa Maria Ezenita Pereira, de 60 anos, moradora de Ouro, para auxiliar na renda da família. Mas, segundo ela, nada disso foi planejado.

Cada vez mais difundido na região, o artesanato surgiu na vida de Maria há cerca de quatro anos. Ela estava caminhando no centro de Capinzal quando ficou sabendo que uma empresa estaria oferecendo um curso rápido. O preço acessível e a possibilidade do aprendizado despertou seu interesse e, desde então, não largou mais.

O EVA é uma resina termoplástica derivada do petróleo. Com ele, é possível produzir diferentes peças e objetos que podem ser usados na decoração como bonecas, porta trecos, chaveiros, capa de caderno, lembrancinha para festas e muitos mais. Além de ser um material barato é possível encontrá-lo em diversos locais.

Um dos segredos para conseguir fazer esse tipo de artesanato é ter muita atenção e cuidado. Maria explica que o melhor horário para realizar a atividade é a noite, quando existe maior tranquilidade. A moradora afirma que além de possibilitar uma fonte de renda, a prática ajuda a relaxar, principalmente antes de se deitar. Porém, durante o dia sempre encontra um tempinho entre os afazeres domésticos.

Não faz muito tempo que a dona de casa passou a ter contato com a internet, uma ferramenta que ela atribuiu como grande aliada na busca por ideias. Os vídeos que costuma assistir ajudam na inspiração e criação de novas peças. “Eu entro lá [internet] tiro os modelos, os moldes, vejo como que eles fazem pra montar, é muito bom, a internet é tudo na vida”, comentou Maria que também realiza crochê e toalhas estampadas.

A moradora faz parte da Associação Tecendo Cidadania de Ouro (ATECO) que reúne outros dez artesãos da região que integram o núcleo do artesanato da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Capinzal e Ouro (ATECO). Além da troca de experiências, o grupo também recebe o suporte e divulgação dos produtos na Casa do Artesanato na Praça Pio XII. Nos próximos dias o atendimento será retomado no local.

 

 

Enquete