ELE ESTÁ ENTRE NÓS

ELE ESTÁ ENTRE NÓS

“Corpus Christi” é a celebração em que a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nela os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A Festa de Corpus Christi surgiu em meados do séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica. Em 11/08/1264 o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica, e depois, então, em todo o mundo no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

A procissão de Corpus Christi tem uma grande importância dentre as celebrações que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares há o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo. Começaram assim as grandes procissões eucarísticas, as adorações solenes, a Bênção com o Santíssimo no ostensório por entre cânticos. Surgiram também os Congressos Eucarísticos, às Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia.

Somos chamados a reconhecer o inigualável valor da Eucaristia: é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos de Jesus por nós. Jesus se conserva por inteiro em cada uma das espécies eucarísticas. É pela Eucaristia, que tomamos parte na vida divina, nos unindo a Jesus e, por Ele, ao Pai, no amor do Espírito Santo. É a antecipação da vida divina aqui na terra e mostra-nos claramente a vida que receberemos no Céu, quando nos for apresentado, sem véus, o banquete da eternidade. O centro da missa será sempre a Eucaristia e, por ela, o melhor e o mais eficaz meio de participação no louvor a Deus.

Que o Senhor nos ajude a crer sempre mais, na sua presença real na Eucaristia. E que nossa comunidade se torne unida na fé e na oração ao redor do Senhor, vivo e presente entre nós.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 13/06/2018 09:27

Fotos




Principais Notícias

Publicado em 18/08/2018 16:22 por Jorge Soldi

Confrontos das quartas de final da Copa capinzal serão disputadas neste domingo

A primeira fase da Copa capinzal de Futebol  terminou no domingo, 11, no Estádio Dr. Vilson Bordin, e oito equipes [...]

Publicado em 18/08/2018 10:28 por Jardel Martinazzo

Incêndio em aviário deixa prejuízos de R$ 100 mil

Um incêndio em aviário causou um prejuízo aproximado de 100 mil reais na madrugada deste sábado (18) na Linha [...]

Publicado em 18/08/2018 09:34 por Jardel Martinazzo

Morre motorista que teve as pernas amputadas em grave acidente na BR-153 em Concórdia

Familiares confirmaram no início da manhã deste sábado, dia 18, que Rafael Albiero, vítima de grave acidente no [...]

Outras notícias

Publicado em 17/08/2018 08:43

Epagri de Ouro promove reunião técnica sobre uso de cana-de-açúcar na alimentação de bovinos

A Epagri de Ouro fará na próxima semana uma reunião técnica sobre o cultivo [...]

Publicado em 17/08/2018 07:20

Moradora retorna do trabalho e encontra casa arrombada em Capinzal

No começo da madrugada desta sexta-feira, dia 17, uma moradora acionou a [...]

Publicado em 16/08/2018 10:02

Escola Viver e Conhecer reeditou o Dia da Cocada

A Escola Municipal Viver e Conhecer e a Associação de Pais e Professores [...]

Publicado em 16/08/2018 09:42

DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

No dia 01 de agosto, a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o [...]

Publicado em 16/08/2018 09:37

UM CAMINHO OBSCURO!

Como esta difícil compreender o que se passa em nosso país! A cada dia, além [...]

Publicado em 16/08/2018 09:33

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

O QUE É A SEGURANÇA DO TRABALHO? A Segurança do Trabalho é definida por [...]