Jornal A Semana

Em cinco meses, Conselho Tutelar registra 3 casos de abuso sexual de crianças e adolescentes

  • Douglas Varela
  • 29/05/2020 16:51
11086186555ed1687c5f2b39.84786320.png

Dados estatísticos do Conselho Tutelar de Capinzal revelam que nos cinco primeiros meses de 2020 três casos de abuso sexual de criança e adolescente foram registrados. As informações foram divulgadas na segunda-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Conforme a coordenadora do Conselho, Debora Caroline Mangolt Delfino, dados no portal do Poder Judiciário de Santa Catarina apontam que no ano passado foram registradas mais de 3,8 mil notificações relacionadas a violência sexual de crianças e adolescentes no Estado, o equivalente e mais de 10 ocorrências por dia.

Em Capinzal, no ano de 2018 foram registrados 10 casos, em 2019 foram 07 casos e em 2020 já somam 3 casos. A maioria deles envolvendo crianças e adolescentes do sexo feminino. Pelo fato de muitos não chegarem ao conhecimento do Conselho Tutelar, estima-se que esse número pode ser bem maior, sendo que em boa parte cometidos por membros da família.

Neste período de isolamento social, a preocupação é ainda maior, de modo que o Conselho reforça a importância da comunidade que souber de algum caso para que denuncie através dos telefones 3555-4899 ou 9-8892-9455 que é do sobreaviso com atendimento 24 horas.

Marina Hachmann, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Capinzal lamenta a necessidade de ações de combate a essa prática e ressalta que toda a comunidade tem papel importante em garantir os direitos desse público.

Devido à pandemia do novo coronavírus, neste ano serão desenvolvidas algumas atividades à distância. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram distribuídas nas escolas um gibi que conta a história de uma menina que está prestes a sofrer abusos sexuais de um amigo da família. O conteúdo busca alertar, de maneira lúdica, a maneira de se prevenir e a atenção necessária.

Outra ação é a distribuição nas redes socais um material informativo, produzido pelo Comitê Nacional de Combate e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As emissoras de rádio locais também veicularam um spot sobre o tema.

 


Enquete