Geral

Empresário é condenado a 01 ano e 10 meses por lesão corporal contra vereador de Ouro

  • Douglas Varela
  • 21/09/2018 16:49
2800284855ba54b9725dc18.20933036.jpeg

Foi encerrada às 16h40min desta sexta-feira, dia 21, a segunda sessão do tribunal do júri da Comarca de Capinzal deste ano de 2018. No banco dos réus esteve o empresário Valdecir Deitos acusado de tentativa de homicídio contra o vereador Ivonei Antonio Dambros. 

Após 07 horas de julgamento, Deitos foi condenado a 01 ano e 10 meses de prisão em regime inicialmente aberto. A sentença foi prolatada pelo Juiz Daniel Radunz às 16h30min. 

Sentença

Por maioria, o conselho de sentença reconheceu a materialidade e autoria delitiva, com tudo, também por maioria, afastaram os jurados a ocorrência de crime contra a vida, ou seja, não entenderam que houve uma tentativa de homicídio, e sim, lesão corporal de natureza gravíssima. A tese de legítima defesa não foi reconhecida.

“Tínhamos provas nos autos de que a absolvição pela legítima defesa seria a mais cabível, mas não deixa de ser um resultado razoável dentro da realidade dos autos, e como se trata de uma pena pequena, considerando o lapso de tempo é bem provável que seja operada a prescrição e ela venha a se extinguir”, avaliou o advogado de defesa, Juarez Antônio de Souza.

Conforme o código de processo penal, durante dois anos o empresário passará por um período de provação com algumas condições impostas como não frequentar bares.

“O que deixa chateado o Ministério Público é o fato de que existiu uma grande falha do Poder Judiciário em manter esse processo tanto tempo parado e que agora resultou na prescrição e na impunidade de uma pessoa que agiu com violência contra outra”, avaliou a promotora de justiça, Carolina Maresch.

Relembre

O fato ocorreu em 2009 em uma festa na comunidade de Linha Leãozinho, interior de Ouro.  Durante luta corporal entre os envolvidos, Deitos teria jogado um prato contra o rosto da vítima, em ato continuo apanhou uma faca e desferiu golpe no abdômen do parlamentar.


Enquete