Infraestrutura

Equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura vistoria obras do Contorno Viário

  • Jardel Martinazzo
  • 18/09/2017 16:36
124061912859c0284868f166.01258110.jpeg

Obra completou um ano e meio e está 54,6% concluída

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura vistoriou nesta segunda-feira (18) a obra do Contorno Viário de Capinzal e Ouro. A visita ocorreu exatamente um ano e meio do início dos trabalhos e foi acompanhada pelo secretário adjunto, Paulo França, o diretor de Estado da Infraestrutura, José Abel da Silva, o secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joaçaba, Rafael Laske e pela gerente de Infraestrutura, Bárbara Dresch.

Com investimento de R$ 35 milhões do Governo do Estado, os serviços iniciaram em março do ano passado e estão 54,6% executados. Eles contemplam terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, obras complementares e sinalização da rodovia, além da construção de uma ponte sobre o Rio Leãozinho, que já está concluída e outra sobre o Rio do Peixe que está em andamento.

O principal impasse se deve em virtude da queda de um dos pilares centrais no final de maio. França explicou que a concessionária está tomando todas as providências necessárias para a reconstrução do pilar que não chegou a afetar o restante da estrutura.

“Os profissionais que fizeram o projeto da ponte eles tem que realmente documentar essa situação, apresentar a solução para que a gente autorize a empresa a iniciar o processo de reconstrução no novo pilar”, destacou França.

Em 11 quilômetros de extensão, o contorno vai ligar a SC-150, próximo ao Santuário do Caravágio, em Ouro, até o entroncamento com a rótula do Bairro São Cristóvão, em Capinzal, passando pela Linha Galdina (Campos Novos) e pelas linhas Residência e São Roque (Capinzal).

O secretário adjunto afirmou que a previsão de entrega da obra é para o primeiro semestre de 2018.

SC-467

A equipe também vistoriou da SC-467, entre Ouro e Jaborá. No dia 07 de agosto o Governador Raimundo Colombo assinou a ordem de serviço para a retomada dos trabalhos que serão executados pela construtora Triunfo de São Paulo.

O secretário adjunto explicou que a empresa ainda está na fase de contratação de pessoal e que em breve deve começar os trabalhos. Ele reconheceu a necessidade de se realizar a recuperação de alguns trechos, tanto é que estará solicitando à empresa que realize melhorias nos pontos mais críticos.

Obra

A Construtora Triunfo foi a vencedora do processo licitatório com a proposta de R$ 41.393.720,55. A obra compreende pouco mais de 33 quilômetros de extensão, sendo que metade dos trabalhos já foram executados. O documento foi assinado pelos prefeitos de Ouro e Jaborá e representante da empresa paulista que tem prazo de 450 dias para entregar a obra. 

A previsão de entrega era para o mês de julho de 2016, porém, isso não ocorreu e, por conta dos atrasos, a empresa acabou sendo multada pelo descumprimento dos prazos estabelecidos e em seguida o Governo decidiu por rescindir o contrato.

A pavimentação da SC 467 é uma reivindicação de mais de 30 anos e vai beneficiar centenas de famílias, propriedades e empresas da região. O asfalto vai facilitar ainda o escoamento da produção e favorecer o abastecimento das agroindústrias.

 


Enquete