Educação

Escola Frei Crespim implantará o novo ensino médio somente em 2021

  • Jardel Martinazzo
  • 18/12/2019 17:54
10431371165dfa92f69a50d6.72129875.jpeg

O novo Ensino Médio será implementado a partir de 2020 em 120 escolas-piloto de Santa Catarina. O modelo é voltado para as necessidades, competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelo aluno. A carga horária será maior - 1000 horas/aula ao invés dos atuais 800 horas/aula.

Além disso, poderão escolher as disciplinas que desejam cursar neste período extra nas unidades de ensino. As matérias tradicionais como matemática, física, história e biologia vão seguir normalmente no plano de ensino, mas serão divididas em áreas de conhecimento.

Na parte flexível do currículo, que engloba as horas/aula a mais que os alunos terão, o estudante vai poder dedicar tempo ao chamado "Projeto de Vida" e também aprofundar os estudos nas áreas que tem mais interesse e aptidão.

O tempo vai poder ser utilizado para estudos de empreendedorismo, por exemplo, ou para mais lições de física e matemática caso o jovem tenha interesse em seguir a área das engenharias.

Em Capinzal, a Escola de Educação Básica Mater Dolorum irá implantar o novo modelo educacional. A unidade foi pioneira na região com a implantação do ensino médio integral em tempo integral (EMITI) no ano de 2017. 

Em Ouro, a Escola de Educação Básica Frei Crespim será piloto no município. O diretor, Laudemir Bonamigo, explica que as três matrizes do novo método de ensino foram lançadas para o ensino médio diurno, sendo que uma pesquisa feita junto à comunidade escolar apontou maior interesse pelo período noturno.

Bonamigo ressalta que toda a formação dos professores, toda a PFC, cursos e investimentos que estão sendo realizados também contemplarão o novo ensino médio o qual será implantado no Distrito de Santa Lúcia somente em 2021. As horas complementares serão em contraturno, provavelmente no vespertino. 

 


Enquete