Social

Escolas desenvolvem atividades no Dia Mundial da Água

  • Jardel Martinazzo
  • 22/03/2018 09:54
383208855ab3afb24afaf4.46837875.jpg

Em Capinzal, o Dia Mundial da Água, celebrado hoje, 22 de março, está sendo marcado por algumas atividades diferenciadas em algumas escolas da rede estadual e municipal de ensino. Os eventos propõe uma conscientização sobre a escassez hídrica e uso consciente deste bem tão precioso. 

A Escola Municipal Viver e Conhecer lançou no começo da manhã dois importantes projetos relacionados ao tema, um deles do grupo ambiental do educandário, COM-VIDA. Em parceria com duas empresas de Capinzal e Ouro será feito no começo da tarde o plantio de mudas de árvores nativas na nascente do Rio Capinzal.

Conforme a coordenadora pedagógica, Josiane Andreoni, cerca de 50 crianças estarão participando da atividade, sendo que um ônibus foi disponibilizado pela secretaria municipal da Educação para a condução dos estudantes.

O segundo projeto, desenvolvido pelo Grêmio Estudantil Monteiro Lobato, compreende na reforma dos sanitários da escola e com substituição de portas, fechaduras, pintura de painéis, instalação de floreiras, saboneteiras, papel toalha e demais materiais.  

Mater Dolorum

Para marcar a data, a Escola de Educação Básica Mater Dolorum, através do Grêmio Estudantil desenvolve um projeto que trata de ações sustentáveis e de educação ambiental a qual engloba o projeto COM-VIDA.

A atividade no Calçadão e envolveu alunos do ensino médio normal e do tempo integral os quais realizaram a distribuição de sacolinhas para armazenamento de lixo nos automóveis e mudas de planta. Também foram repassadas algumas orientações aos motoristas sobre o uso consciente da água e a destinação correta do lixo.

Bruno Rafael Schroeder, presidente do Grêmio Estudantil explica que é preciso haver uma conscientização desde cedo para que futuras gerações tenham a mesma oportunidade de desfrutar da mesma qualidade de vida que as atuais.

Belisário

A Escola Belisário Pena, tanto da rede estadual quanto municipal de ensino, também desenvolve ações de conscientização do consumo de água.

Conforme a diretora da rede estadual, Juvane Bazzo Pereira, os alunos foram convidados a trazer de casa uma garrafa de água que irão consumir durante o período que estão na escola neste dia. O projeto objetiva um monitoramento por parte dos próprios educandos sobre o consumo de água. O preparo do lanche também foi diferenciado com o mínimo de consumo de água.

Adriana Perin, que é diretora da rede municipal ressalta a importância desta ação com os jovens desde cedo para que os mesmo possam preservar os recursos hídricos e se tornarem cidadãos conscientes no futuro. Além desta mobilização outras atividades estão sendo desenvolvidas nas salas de aula sobre a temática.

 

 

 

 

Enquete