Jornal A Semana

Especialidade em Dentística Restauradora e Estética

  • Capinzal FM
  • 29/11/2018 10:41
14220935045bffdec68a35c3.09452550.jpg

Reconhecida como especialidade na década de 70, a principal característica desta especialidade é a de conseguir a harmonização do sorriso partindo de uma avaliação estética facial e da estética oral durante o sorriso e a fala. Solucionar o que incomoda ou impede o paciente de sorrir ou ter sua confiança presente buscando sempre resultados fiéis ao aspecto natural dos mesmos.

O motivo de afirmar isso é que os problemas que chegam ao consultório em sua grande maioria são dentes com alterações de forma (quebrados, desgastados), ou alteração de cor (seja por hábitos como cigarro, café etc ou caraterística própria do dente) e após a verificação e correção desses problemas a virada que ocorre com a auto estima do paciente é surpreendente, tanto como na maneira que se enxergam como a maneira que são vistos.

Uma boa imagem é como um quebra cabeças, cada uma das pecas são detalhes que influenciam na forma de como nos apresentamos e para que o conjunto fique completo, um belo sorriso é indispensável.Explicado como podemos interferir na vida de um paciente, vamos esclarecer outros pontos.

A área de atuação de um especialista em Dentística Restauradora e Estética pode ser entendida em sua fase restauradora como a intervenção em indivíduos que não estejam em dia com sua saúde bucal, podendo apresentar cáries, restaurações antigas ou inadequadas ou oclusão comprometida. Esses tratamentos buscam a restauração da saúde do indivíduo.


Indo a outra área de atuação da especialidade, atuando sobre dentes saudáveis, observamos a confecção de restaurações estéticas em dentes anteriores para fechamento de espaços ou alteração de forma e tamanho de dentes. Clareamento dental buscando alterar a cor para um aspecto mais branco, e as famosas Facetas em Porcelana, onde o paciente que necessita de uma alteração tanto em forma como cor pode receber essa indicação.

O trabalho para a construção das facetas é artesanal, sendo individual e exclusivo para cada paciente. A naturalidade do resultado ocorre devido a análises prévias ao tratamento. Hoje em dia, com os avanços que a odontologia estética alcançou tanto em materiais como técnicas ficou mais fácil realizar aquela mudança tão desejada no seu sorriso. Basta procurar o profissional certo para você e que ira atender todas suas expectativas.


Enquete