No ar

Marlo Matielo

Canal Aberto

07:30 - 08:59 com Marlo Matielo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

ESTARÍAMOS ENTRANDO EM UMA NOVA CRISE MUNDIAL?

ESTARÍAMOS ENTRANDO EM  UMA NOVA CRISE MUNDIAL?

Na segunda semana deste mês de agosto presenciamos as bolsas e índices do mundo todo indo ladeira abaixo; commodities como ferro e petróleo em baixa, e as cotações de dólar e ouro subindo às alturas. Um pandemônio para os investidores. Até aqui nada de novidade, pois volta e meia isso acontece. Mas se pararmos para pensar nas verdadeiras causas desses efeitos, podemos concordar com muitos economistas que estão dizendo que o mundo verá uma recessão (crise econômica) igual ou pior àquela de 2008.

Vamos olhar para a economia global e seus principais protagonistas: Tudo começa com o presidente dos EUA no Twitter. A cada mensagem de Donald Trump é uma surpresa (geralmente assustando os maiores investidores do mundo), ameaçando retaliação aos produtos chineses com aumento de impostos nas importações, proibições e sanções. Por outro lado os chineses desvalorizam sua moeda frente ao dólar para dificultar o câmbio, e diminuir entrada de produtos norte-americanos. Tudo isso atrelado à uma desaceleração do crescimento da China, que junto com os EUA são as maiores economias do mundo.

Falando em desaceleração, a Alemanha informou que seu PIB (produto interno bruto) recuou 0,1% neste segundo trimestre, acendendo o sinal de alerta para o mundo todo, pois a Alemanha é considerada o termômetro de toda economia europeia, e se a sua produção diminuiu, imagina o restante. Pra piorar todo esse cenário, nesta mesma semana o juros de longo prazo dos títulos do governo norte-americano ficaram menores que os de curto prazo. Em regra os juros de longo prazo tem que ser maiores que os de curto prazo. Quando isso se inverte demonstra que os investidores estão com receio da saúde financeira dos EUA no longo prazo. Mas o pior é que isso acontece sempre antes de uma grande crise, como foi em 2008 por exemplo. O governo brasileiro teve que leiloar suas reservas de dólar para controlar a cotação desta moeda, que passou fácil dos R$ 4,00 novamente.

Resolvi abordar este assunto, pois, uma recessão mundial sempre irá atingir nossa economia, fazendo o Brasil crescer menos, consumir menos, e tendo uma forte desvalorização de sua bolsa e na produção como um todo. Tomemos cuidado com endividamento, investimentos arriscados (bolsa, ações, fundos multimercados). É hora de tirar o pé e aguardar um desfecho de todo esse emaranhado de sinais de alerta. Tomara que possamos daqui alguns meses estar rindo desta situação, como se fosse um alarme falso, mas até termos essa confirmação, cautela é o melhor conselho.

 

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 31/08/2019 08:50



Principais Notícias

Publicado em 13/12/2019 07:23 por Jardel Martinazzo

Inconformado com o fim do relacionamento, homem ameaça ex-companheira com faca

No começo da noite de quinta-feira (12) compareceu na sede da Polícia Militar de Capinzal uma mulher de iniciais S.S, [...]

Publicado em 13/12/2019 07:02 por Jardel Martinazzo

Prazo para recadastramento na tarifa rural encerra nesta sexta-feira

  Nesta sexta-feira (13), encerra o prazo para que os produtores rurais efetuem o recadastramento de [...]

Publicado em 12/12/2019 11:07 por Jardel Martinazzo

Prefeitura de Capinzal fará nesta sexta-feira o pagamento da segunda parcela do 13º salário

A prefeitura de Capinzal fará nesta sexta-feira (13) o pagamento da segunda parcela do 13º salário ao funcionalismo [...]

Outras notícias

Publicado em 11/12/2019 10:17

Campanha do Lions Clube arrecada 10 toneladas de lixo tecnológico

O Lions Clube Capinzal/Ouro realizou na quarta-feira, dia 04, mais uma Campanha [...]

Publicado em 11/12/2019 10:09

CERCA TROVA

Ao contrário de Van Gogh, o qual dizia que a visão das estrelas lhe fazia [...]

Publicado em 11/12/2019 10:07

Núcleo da Construção Civil finalizou estudo da Lei do Plano Diretor de Capinzal

O Núcleo da Construção Civil da ACIRP finalizou no dia 05 de dezembro o [...]

Publicado em 11/12/2019 10:02

VOCÊ SABIA QUE PODE SER SÓCIO DAS MAIORES EMPRESAS DO PAÍS?

É isso que acontece quando você compra ações das empresas que estão na [...]

Publicado em 11/12/2019 10:00

RESINA COMPOSTA - UM MATERIAL DE EXCELÊNCIA DESDE QUE BEM CONDUZIDO

Praticamente ninguém passa sua vida inteira sem ter um dente danificado, seja [...]

Publicado em 11/12/2019 09:56

UM PRESENTE BOM PRA... NATAL

Antonio concluía o ano escolar de 2019, e tinha uma ideia, digamos, fixa, que [...]