Saúde

Exame descarta sarampo em bebê de 10 meses em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 25/07/2018 08:41
5419509955b5862380d75c6.75522002.jpg

A Secretaria de Saúde de Capinzal descartou, nesta quarta-feira, dia 25, a suspeita de sarampo em um bebê de 10 meses. Ele havia sido notificado na quinta-feira, dia 19, depois de apresentar alguns sintomas da doença. A hipótese foi descartada após a realização de exame laboratorial.

Conforme apurou a reportagem da Rádio Capinzal, a Secretaria de Saúde seguiu as recomendações da Gerência Regional de Saúde, de modo que as pessoas que tiveram contato com o menino foram vacinadas. As medidas são preventivas.

De acordo com a enfermeira Jonieli de Jesus, o bebê apresentava lesões e manchas vermelhas pelo corpo, coriza, febre alta e histórico de familiares de viagens feitas para fora do estado. As amostras de sangue foram encaminhadas na sexta-feira, dia 20, para o laboratório LACEN em Florianópolis que fez o exame de sarampo e rubéola.

Jonieli explica ainda que o município seguiu o protocolo do Ministério da Saúde e as informações repassadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE). Com o suporte da Regional de Saúde de Joaçaba foi realizado um bloqueio vacinal, como medida preventiva, ou seja, todas as pessoas que entraram em contato com o bebê nos últimos 18 dias foi verificada a situação vacinal.

As crianças maiores de 6 meses que tiveram contato com o bebê e que ainda não haviam recebido nenhuma dose da tríplice viral, que é a vacina para o sarampo, caxumba e rubéola, foram vacinadas. No final da tarde de terça-feira a Secretaria de Saúde recebeu o resultado do exame que deu negativo para sarampo e rubéola, descartando totalmente a suspeita.


Enquete