Saúde

Exame descarta suspeita de Gripe H1N1 de criança de Zortéa

  • Jardel Martinazzo
  • 10/07/2018 12:05
19794138615b44cf80097413.81883788.jpg

Uma criança de seis anos, moradora de Zortéa, foi internada no dia 28 de junho no Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal com suspeita de ter contraído a Gripe H1N1. Ela apresentava os sintomas da doença, tais como febre alta continua, tosse e dificuldade para respirar.

Conforme a enfermeira da unidade central de saúde, Solange Dalla Páscoa Franceschi, a equipe da unidade hospitalar fez a coleta do material para exame e em seguida a menor foi transferida para o hospital de Curitibanos.

Solange confirma ainda que o resultado do exame descartou a Gripe H1N1 e sim para influenza A H3, uma gripe mais comum que também merece atenção. A criança ganhou alta hospitalar e assim como os demais familiares está sendo acompanhada pela equipe de saúde de Zortéa. 

Prevenção

Para se prevenir contra o vírus da gripe, a secretaria aconselha que as pessoas evitem tocar em mucosas de olhos, nariz e boca, lavar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter o ambiente arejado e evitar aglomerações e ambientes fechados.

Outras recomendações, segundo as autoridades de saúde é adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, ingestão de líquidos diariamente, cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, e sempre higienizar as mãos logo após o ocorrido. Além disso, evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe também ajudam a prevenir a influenza.

 


Enquete