Jornal A Semana

Famílias cadastradas em programas sociais receberão kits de TV Digital

  • Douglas Varela
  • 03/11/2017 10:28
20953918259fc61d96a4a31.26887451.jpg

Em Capinzal, sistema analógico deverá ser desligado no final de 2023

O processo de migração do sistema analógico de TV para o digital iniciou em fevereiro do ano passado na cidade de Rio Verde (GO) e desde então se estendeu para outros 79 municípios do Brasil. Até o final do ano serão 8 capitais, além do Distrito Federal que passarão a ser atendidas somente com o novo sistema.

Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes serão as primeiras cidades de Santa Catarina que terão o sinal analógico desligado, previsto para 31 de janeiro de 2018. Posteriormente, o mesmo ocorrerá o mesmo com os demais municípios catarinenses.

Segundo a servidora, Danieli de Oliveira, responsável pelo cadastro único na Secretaria de Assistência Social de Capinzal, a empresa administradora da digitalização irá distribuir kits gratuitos com antena e conversor as famílias beneficiadas por programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Visa e tarifa social de energia elétrica depois que o sinal analógico for desligado.

Porém, Danieli explica que os equipamentos ainda nem começaram a ser comercializados no município e, por esse motivo, a orientação é que os beneficiados aguardem e quando forem disponibilizados será informado através da imprensa. Ela lembra ainda que a previsão de desligamento do sinal analógico em Capinzal é para o final de 2023.

O sinal digital é gratuito e pode ser utilizado por quem tem televisores fabricados a partir de 2010 apenas com o uso da antena UHF. Quem possui aparelhos datados de antes de 2010, sem o selo DTV ou com o tubo atrás da tela, precisa da antena UHF e do conversor digital.


Enquete