Jornal A Semana

FAZER DÍVIDAS NÃO É O FIM DO MUNDO

  • Capinzal FM
  • 29/11/2018 10:12
7892665535bffd8352ea0d7.49492655.jpg

De todas as pessoas que converso, a maioria esmagadora delas tem as dívidas como um grande problema, levando uma parte significativa dos rendimentos que possuem. Mas dívida não deveria ser sinônimo de algo ruim. Pelo contrário. Dívidas são na verdade um benefício, pois nada melhor que poder contar com o dinheiro dos outros quando acaba o nosso.

Ter dívidas significa que você está contando com o dinheiro de alguém para manter um padrão que não está cabendo no seu bolso naquele momento. Isso não é algo negativo.O problema se inicia quando elas não são pagáveis, quando elas não cabem no seu orçamento. Isso tende a se tornar uma bola de neve, e acontece devido à falta de planejamento, ou a falha na execução dele.

A dívida saudável é aquela que te proporciona gerar renda, como a compra de um veículo para trabalho, de um equipamento que irá gerar alguma receita, ou algum investimento que irá diminuir seus custos, como um veículo com manutenção mais barata e baixo consumo de combustível. Cursos e capacitações também se encaixam como dívidas com finalidade de geração de renda futura. Conhecimento é um investimento também.


As piores dívidas que você pode contrair são de cheque especial, crédito pessoal e cartão de crédito. Não é errado utilizar destes limites, desde que não seja de forma contínua. Se você perceber que está pagando juros altos de forma recorrente, com frequência, e está praticamente convivendo com essa dívida, é hora de agir rapidamente.

Existem outras dívidas mais inteligentes. Como por exemplo: Troque o seu limite de cheque especial, por um crédito pessoal parcelado, que é mais barato. O rotativo do cartão de crédito também pode ser trocado por um crédito pessoal, e pare imediatamente de usar o cartão. Se suas dívidas forem maiores, você pode refinanciar seu carro, e substituir o cheque e cartão pelo refinanciamento, onde o juro é muitas vezes menor (juros do cheque especial e cartão: 14% ao mês na média - refinanciamento: de 2,5% a 3,5% ao mês).

Ainda, uma terceira opção é o parcelamento de cheque especial e cartão oferecido pelo seu próprio banco, onde a taxa reduz consideravelmente.Fazer dívidas não é o fim do mundo. O crédito será sempre uma alavanca para aumentar sua riqueza e viver melhor, desde que você faça a dívida de forma inteligente, que nada mais é do que tomar crédito nos juros menores, e para gerar alguma renda no futuro.

Enquete