Religião

Festa do padroeiro São Paulo Apóstolo reuniu grande público na Área de Lazer

  • Jardel Martinazzo
  • 22/01/2018 10:24
7988488945a65dc59746980.68841187.jpg

O céu esteve encoberto em boa parte dia, mas felizmente a chuva caiu apenas no começo da noite, o que garantiu a presença de um expressivo público em mais uma edição da festa de São Paulo Apóstolo. A festa do padroeiro da cidade de Capinzal no domingo, dia 21, iniciou com a procissão. A concentração ocorreu nas imediações do Oratório Caravággio, em Ouro, de onde os fiéis seguiram até a Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito onde foi realizada a Santa Missa.

A procissão contou com representantes das 64 comunidades que fazem parte da paróquia, em Capinzal, Ouro, Zortéa e Campos Novos, cada um trazia consigo a imagem do respectivo padroeiro. A manifestação de fé teve ainda a participação de aproximadamente 240 jovens, representando 12 paróquias as quais fizeram parte da terceira edição da Missão da Juventude Capuchinha.

A Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mário Marquez que esteve acompanhado por 15 freis, entre eles, o pároco Emerson Orane e o Ministro Provincial, Pedro Cesário Palma. Além da anfitriã, outras onze paróquias de Santa Catarina e do Paraná foram representadas: Umuarama; Cruzeiro do Oeste; Céu Azul; Capitão Leônidas Marques; Londrina; Siqueira Campos; Ponta Grossa (duas); Curitiba; Almirante Tamandaré e São Lourenço do Oeste.

Após a celebração ocorreu o torneio de pênaltis, almoço e a tarde demais disputas esportivas e mateada. A animação ficou por conta de Rafael Fracaro Sonorização. Brinquedos infláveis foram disponibilizados para as crianças e a erva mate distribuída gratuitamente aos participantes.

Frei Marco Antonio, coordenador da Missão da Juventude Capuchinha avalia como positiva a evangelização. Ele também se mostrou satisfeito com a receptividade que os jovens tiveram nas comunidades e residências visitadas. Além de Capinzal, a Missão já ocorreu na cidade de Ponta Grossa no ano de 2016 e em Cruzeiro do Oeste em 2017. A quarta edição será na cidade paranaense de Céu Azul.

A festa iniciou no dia 12 de janeiro com a primeira novena. No dia 17 a paróquia recebeu os jovens da Missão da Juventude Capuchinha que percorreram diversas comunidades paroquianas. O encerramento ocorreu com o show da Juventude logo após a última novena que ocorreu na Igreja Matriz que também reuniu um grande número de fiéis durante as três noites do Tríduo.

O dia de São Paulo Apóstolo é comemorado no dia 25 de janeiro, mas a festa foi antecipada para domingo, dia 21. Nesta segunda-feira, dia 22, é feriado municipal em Capinzal.

 

Enquete