Agricultura

Gado da raça guzerá de produtor capinzalense chamou atenção durante a Expovale

  • Jardel Martinazzo
  • 21/11/2017 15:40
5323738235a1467af24cc40.05709720.jpeg

A Expovale que encerrou no último domingo (19) teve entre as novidades a retomada da exposição de animais que chamou atenção de pecuaristas e até mesmo os mais leigos, devido à beleza e potencial do gado que esteve nos três dias de feira, tendo iniciado na sexta-feira (17).

Entre os expositores esteve o agricultor Sergio Belotto, que reside no interior de Capinzal. Acompanhado pelo filho, o pecuarista levou para o evento dois animais da raça Guzerá. Na propriedade que fica na comunidade de Fazenda Santo Antônio ele mantém 150 cabeças da raça, destas, cerca de 100 são vacas parideiras. 

O Guzerá foi à primeira raça de zebuíno a ser trazida para o Brasil e é uma das mais antigas do mundo. Os primeiros registros indicam que a raça bovina teve origem na Índia e no Paquistão. O que mais se destaca são os chifres, sendo que quando adulto pode chegar a medir dois metros e meio de uma ponta a outra. 
 
Em entrevista à reportagem da Rádio Capinzal, Belotto que é um dos poucos do Estado a trabalhar com este tipo de raça lembra que tudo começou com o pai e agora ele já está passando os ensinamentos aos seus filhos que ajudam nos cuidados em sua propriedade.


Enquete