Jornal A Semana

Ginástica Artística desperta sonho de estudantes capinzalenses

  • Douglas Varela
  • 29/06/2017 08:21
13560457855954e329380ec3.75623480.jpg

Elas têm apenas 11 anos, e como toda criança nesta idade as bonecas que até pouco tempo eram as melhores companheiras da diversão, acabaram guardadas no armário. Novas experiências foram surgindo e com elas à descoberta do sonho.
Kamila Martineli e Ana Julia Ferrari frequentam o sexto ano da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing do Loteamento Parizotto, em Capinzal. Além da idade, as amigas e colegas tem outra coisa em comum. O sonho de se tornarem ginastas. E foi justamente na escola que receberam o primeiro apoio.
O interesse pela modalidade esportiva surgiu a partir de vídeos que assistiram na internet de artistas circenses. Ao mesmo tempo em que admiravam os movimentos, buscavam imitá-los e, apesar da dificuldade na execução e até algumas contusões, não desistiram. Foi quando descobriram que aquilo que faziam não eram apenas exibições de circo, e sim, Ginástica Artística.
O professor de Educação Física, Marcelo Schwaizer, reconhece que a modalidade não é muito comum na região, por esse motivo, e pelo interesse e dedicação das estudantes que a escola estabeleceu alguns contatos através da Federação Catarinense de Ginástica, com sede em Blumenau, e conseguiu que as alunas participassem de treinamentos na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).
Além do primeiro contato com profissionais da área, as capinzalenses se juntaram a equipe de Ginástica Artística da universidade e participaram de um torneio estadual em Florianópolis. Mais importante do que o resultado alcançado foi à oportunidade que tiveram em estar ao lado de ginastas experientes as quais elas se inspiraram ainda mais para seguir treinando.
A diretora da escola, Lilian Dorini, destaca que os três dias em que as alunas treinaram em Chapecó, tiveram apoio financeiro da administração municipal de Capinzal. A meta agora e buscar novas parcerias para continuar oferecendo o suporte necessário para que o sonho das duas alunas e demais que tiverem interesse não se apague.


Enquete