Jornal A Semana

Grupo de Alcoólicos Renascer comemora 25 anos com o desafio de voltar a crescer

  • Douglas Varela
  • 13/03/2018 08:46
17501752655aa7ba3e713b55.24780312.jpg

O Grupo de Alcóolicos Anônimos Renascer de Capinzal e Ouro comemora 25 anos de fundação nesta terça-feira, dia 13. A entidade é referencia para outros grupos da região no encaminhamento de pessoas acometidas pela doença do alcoolismo para o tratamento e no suporte necessário para que estas possam retomar o curso normal da sua vida em família e na sociedade.

De acordo com o coordenador Neury Clóvis Petry, um dos fundadores da entidade, o momento do AA é de reestruturação. O número de frequentadores sofreu uma relativa baixa nos últimos meses e o desafio agora é ampliar e fortalecer o grupo.

Enquanto busca entender o que aconteceu, a coordenação trabalha para oferecer aos atuais frequentadores e atrair os antigos, atividades diferenciadas como palestras e dinâmicas com profissionais de áreas afins. Exemplo disso foi a capacitação sobre saúde mental e sobriedade conduzida pela terapeuta ocupacional, Adriana Fernandes e o clínico geral, Igor Bernardes da Silva, no dia 24 de fevereiro.

Petry lembrou com saudade do tempo que as reuniões semanais atraíam entre 30 e 40 participantes e que os encontros de encerramento das atividades de cada ano eram prestigiados por mais de 400 pessoas entre alcoólicos em recuperação e familiares. Ele reconheceu que o problema do alcoolismo continua latente nas cidades de Capinzal e Ouro apesar do reconhecido trabalho que o AA desenvolveu e desenvolve ao longos destes 25 anos.

O coordenador afirma que o caminho da retomada do crescimento será gradativo e planejado, que precisará o apoio de todos os frequentadores e familiares para colocar em prática as próximas ações e que continuará precisando do apoio das administrações municipais, das entidades e da sociedade em geral para fortalecer o Grupo.

“As portas do Grupo de Alcóolicos Anônimos Renascer de Capinzal e Ouro estarão sempre abertas para as pessoas que precisarem” afirmou Petry.

Confraternização

No próximo sábado, dia 17, logo após a reunião, haverá uma confraternização entre os membros do AA. O coordenador solicita aos membros que levem uma prato com salgados ou um refrigerante para serem partilhados.

Reuniões

As reuniões do Grupo de Alcoólicos Anônimos Renascer de Capinzal e Ouro ocorrem sempre as quartas e sábados, a partir das 20h, na sede da Entidade, no Bairro São Cristóvão, ao lado da Secretaria da Infraestrutura.


Enquete