Social

Grupo de Estudos e Apoio à Adoção 25 de Maio de Capinzal irá participar do XXIII ENAPA

  • Jardel Martinazzo
  • 16/05/2018 23:47
16464355815afdd0c7586267.91776219.jpg

O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção 25 de Maio de Capinzal estará participando do XXIII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção - ENAPA que reúne todos os anos, desde 1996, os membros dos grupos de apoio à adoção do Brasil, juízes, promotores, psicólogos, assistentes sociais, advogados, pais e filhos por adoção, pessoas voluntárias das ONGs, estudantes e público em geral, para trocar experiências sobre a adoção e fortalecer as ações em seu benefício.

Conforme a assistente social, Aracy Pessoal Silva Morossini, alguns casais da região estarão participando do evento que será realizado de 31 de maio a 2 de junho na cidade de Bonito-MS. A programação terá diversas palestras e oficinas para crianças, adolescentes e pais adotivos. A abertura será marcada por um show do cantor e compositor Almir Sater.    

ANGAAD

A Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção - ANGAAD reúne mais de 120 destes Grupos, em 19 Estados e no Distrito Federal, empenhados em um trabalho voluntário para prevenir o abandono, preparar adotantes, acompanhar pais adotivos e encaminhar crianças e adolescentes para a adoção. Nos últimos anos a adoção tem se constituído em tema de muitos debates.

Há uma movimentação positiva de setores da sociedade que visam estabelecer uma nova cultura, uma nova forma de "viver" o processo adotivo. É um momento extremamente significativo, pois são muitos os componentes que envolvem o tema, tanto no sentido psicológico, quanto no social e jurídico.

Curso

Aracy lembra que no mês de julho terá início mais um curso de preparação para os casais que tenham interesse em se habilitar para adoção. Os encontros são semanais, no período da noite, no saguão do Fórum, com duração de aproximadamente três meses.

25 de maio

Foi nesta data no ano de 2002 que foi fundado em Capinzal o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção 25 de Maio.

A mobilização para a criação do grupo começou em 2001 quando assistentes sociais das comarcas de Capinzal, Joaçaba e Campos Novos participaram do Encontro Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA) realizado na cidade de Curitiba (PR).

As primeiras reuniões ocorreram a partir do segundo semestre de 2001 quando os participantes tomaram conhecimento do projeto de criação do Grupo em Capinzal, que abrange os municípios de Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira.

 


Enquete