Jornal A Semana

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA VIDA E NA ESCOLA

  • Douglas Varela
  • 22/11/2019 11:27
3383428155dd7f0be8f0fe3.26636823.jpg

Imagem: Capa da primeira revista com o título antigo publicada pela Editora Abril, 1970. Crédito: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=4034796.

Conversar com uma criança sobre seu mundo e sua arte é fascinante! Ao ouvi-la, vejo possibilidades reais que acenam para a compreensão do seu mundo. E se o assunto é História em Quadrinhos (HQs), as trocas são enriquecedoras.

Na última viagem de volta a Curitiba, enquanto aguardava na rodoviária de Joaçaba-SC, algo aconteceu. Uma criança estava em companhia de seu pai e, olhando para a capa de uma das revistas que eu lia, dizia-lhe algo. Aproximou-se:

─ Me deixa ver a capa? Também gosto de ler, vou à aula.

Mostrei-lhe a capa da revista “Geografia”, n0 38, sobre assuntos de Ciências para o dia a dia, relativos aos problemas diários, como Inclusão, Trabalho Infantil, mas também sobre História em Quadrinhos. Viu a matéria “Aprendizado no Gibi”, e me perguntou:

─ Você também gosta de ler isso? Tipo historinhas espertas, mas que falam de coisas que existem? Gibis? Porque eu leio tudo, tudo! Amo gibi, mas minha professora acha que atrapalha meus estudos. Você também acha?

Sem falar da relação entre ela e a professora, naquele curto espaço de tempo, contei-lhe que gosto de HQs dos clássicos da literatura brasileira: O Alienista, A Cartomante, O Cortiço. Aliás, você sabe que se pode aprender sobre a vida com gibis, mesmo em situações difíceis? – Perguntei-lhe.

─ Como é isso? Vale também para os adultos?

Com o celular em mãos, mostrei-lhe o site “Turma da Mônica Quadrinhos” e lhe disse para clicar em alguma das revistas. Ela ficou animada e chamou seu pai para acompanhar. Ficou em dúvida se clicava em “Lostinho”, “Capitão Gancho” ou “Turma da Escola”. Observou seu pai, procurou algo diferente e clicou em “Turma da Mônica dos Superendividados”. Fez leitura rápida e disse ao pai: “Vamos achar uma saída. Já vi, o Franjinha tem uma fórmula mágica.” O ônibus chegou.

─ Meu nome é Litza. Da próxima vez me diga que eu posso continuar lendo HQs na escola. Promete?

Justamente, minha leitura era sobre as possibilidades das HQs em sala de aula. São sugeridas aulas práticas para alunos do Ensino Fundamental e Médio com base em relações entre cenários e personagens, com o uso de revistas, traçando-se relações entre os gibis e a matéria ensinada.

“Turma da Monica” é uma série de histórias em quadrinhos criada por Mauricio de Sousa, cartunista e empresário. Transmitem alertas para a população no cotidiano, como são as campanhas de “Educação no trânsito” as dicas de “Alimentos Saudáveis”, “Turma da Mônica Cuidando o Mundo” e “Turma da Mônica na Escola”. Apresentam Clássicos de Cinema, como o Capitão Gancho e tantos outros. Melhor conferir pessoalmente.

Zélia Maria Bonamigo

Jornalista e Antropóloga

 


Enquete