Jornal A Semana

Hospital Nossa Senhora das Dores inicia sistema de triagem no plantão de emergência

  • Douglas Varela
  • 15/04/2018 08:00
8464862395ad20692a72cb5.19629982.jpg

O Hospital Nossa Senhora das Dores implantou no dia 02 de abril o sistema de triagem no plantão de urgência e emergência. Em parceria com as prefeituras de Capinzal, Ouro e Zortéa o serviço conta com quatro enfermeiros (as) que intercalam na elaboração de um protocolo que classifica o tipo de atendimento.

De acordo com o clínico geral Dr. Paulo Albuquerque, até então o hospital prestava o atendimento por ordem de chegada, situação que muitas vezes culminava numa injustiça com pessoas que realmente necessitavam o atendimento emergencial. O sistema de Manchester, como é conhecido veio da Inglaterra, tendo sido implantado em vários países do mundo. Na região é realizado em hospitais como o Santa Terezinha de Joaçaba, UPA de Herval d'Oeste e São Francisco de Concórdia.

O paciente antes mesmo de ser visto pelo médico é avaliado por um enfermeiro treinado que verifica os sinais vitais, faz a anamnese e classifica os atendimento que é dividido em quatro níveis: azul, em que o paciente tem que ser atendido em até quatro horas; verde, em até duas horas; amarelo, até uma hora e vermelho, considerado grave e deve receber atendimento imediatamente.

Albuquerque lembra que desde que foi implantado há cerca de dez anos, o plantão de emergência do Nossa Senhora das Dores se tornou uma forma de muitas pessoas escaparem das filas nos postos de saúde. Com isso, o número de atendimentos, muitas vezes não considerados de emergência, aumentaram significativamente.


Enquete