No ar

Programação indisponível
  • WHATS

Hospital Nossa Senhora das Dores lança programação alusiva aos 70 anos de fundação

Hospital Nossa Senhora das Dores lança programação alusiva aos 70 anos de fundação

Aproximadamente 60 pessoas participaram na noite desta quinta-feira, dia 15, no auditório da Escola da Fé, da solenidade de lançamento do projeto “APOIE” alusiva aos 70 anos de fundação do Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal. O encontro contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades entre elas a Associação Amigos do Hospital, imprensa e a direção da unidade hospitalar.

Na oportunidade foi apresentada a história do hospital, a apresentação oficial do selo dos 70 anos e o detalhamento das atividades que serão desenvolvidas ao decorrer de 2017 e 2018. O objetivo central é capitalizar recursos das esferas Federal e Estadual, assim como da população em geral para manutenção das atividades e, com destaque, para a conclusão do centro cirúrgico.

Conforme a presidente do Lions Clube/Capinzal/Ouro, Maria Jussara Schmidt, integrante da organização, a primeira atividade inicia em janeiro com a comercialização de camisetas alusivas ao projeto. No dia 1º de abril será realizado um Bingão, no dia 29 de julho um jantar promovido pelo Curso de Gastronomia da UNOESC e ABAG. Além disso, a programação reserva atividades culturais, palestras entre outros eventos.

Hospital

A jornada de solidariedade iniciou-se em 1900, na Província de Vidor (Treviso – Itália), por iniciativa da então Serva de Deus, Madre Elisa Andreoli (nossa fundadora) e de mais três companheiras, com o propósito de consagrar-se ao Senhor dedicando suas vidas ao Evangelho, buscando inspiração constante em Santa Maria, Mãe e Serva do Senhor.

Desde a origem da Congregação, a fundadora, Madre Elisa Andreoli e as primeiras Irmãs, tiveram grande preocupação no campo da Educação, da evangelização e com o campo da saúde.

O acontecimento da primeira guerra Mundial, que atingiu fortemente a Itália e, diante das necessidades e apelos de seu tempo, a Congregação dedicou-se desde então, ao setor da saúde num constante empenho de serviço e solidariedade.

A Congregação foi crescendo e expandindo-se aos poucos. Em 1921 chegaram as primeiras religiosas missionárias ao Brasil, no Estado do Acre.

As primeiras Irmãs que vieram da Itália para Capinzal, para trabalharem na área da saúde foram: Ir. Maria Crescência Pozzato, Ir. Maria Camila Roman, Ir. Maria Valeriana Marchesin e Ir. Maria Rosilde Rebesco. Vieram a convite da comunidade de Capinzal e dos Freis Capuchinhos.

Chegaram à cidade no dia 31 de outubro de 1947 e foram recebidas pelo Sr. Antonio e Clotilde Zortéa, Leonor Viecelli, Edite Faversani e um grupo de jovens.

As irmãs ficaram hospedadas na casa de dona Emília Barison durante oito dias, até a desapropriação do imóvel do Sr. Casemino Epifani,(casarão de madeira de dois andares) onde passaram a residir e iniciar o funcionamento da casa de saúde que atenderia aos doentes carentes e de todas as classes sociais.

O primeiro médico que trabalhou do Hospital foi o Dr. Cristiano Mayer. O primeiro paciente a ser internado foi após um mês de funcionamento do Hospital, no dia treze de dezembro de 1947.

Em 1950, chegou um outro médico clinico cirúrgico, Dr. Samuel Spritzer, que deu um grande impulso ao Hospital.

Com o passar do tempo e com o crescente número de população, houve a necessidade de ampliar as instalações, melhorar a estrutura do Hospital e melhor equipa-lo.

No dia 13 de abril de 1953 iniciou-se o alicerce do atual Hospital Nossa Senhora das Dores, com recursos subsidiados pela Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras, buscando oferecer melhores condições para o atendimento da população em geral.

O Hospital Atualmente

O Hospital Nossa Senhora das Dores, é uma entidade filantrópica, situado à rua Dr Wilson Bordin, n°48 em Capinzal – SC. O Hospital foi fundado e está sob administração da CONGREGAÇÃO DAS SERVAS DE MARIA REPARADORAS, a qual está organizada no Brasil na forma de uma sociedade civil com sede provincial no Rio de Janeiro.

O Hospital Nossa Senhora das Dores é filiado à AHERSC – Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina e à FEHOESC – Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina, Federação das Santas Casas e Hospitais filantrópicos.

Há mais de dois anos conta com a colaboração de um pequeno grupo "Amigos do Hospital". São empresários de Capinzal/Ouro que prestam um serviço gratuito. Juntos, refletimos e buscamos meios em vista de melhorias do Hospital. Nosso grupo, incessantemente vem buscando parcerias e se empenha na qualificação para atender cada vez melhor e um maior número de pessoas.

A Congregação das Religiosas continua prestando este serviço na área da saúde à comunidade local e com um Projeto de reestruturação do Hospital.

A posição geográfica do Hospital faculta-lhe também o atendimento de pessoas de comunidades vizinhas. Esta unidade hospitalar conta com os serviços de atendimento a população em nível de:

Ambulatório

Clinica

Obstetrícia/Ginecologia

Clínica

Pediátrica

Clinica Médica

Clínica Cirúrgica

Raio X

Mamografia

Cumpre destacar que a SITUAÇÃO DA SAÚDE NO CENÁRIO BRASILEIRO vem sofrendo sérios prejuízos no decorrer do tempo, o que não representa uma novidade no contexto internacional, mas nos serve de sustentáculo para delimitar as posturas necessárias de responsabilidade ativa que cada segmento de nossa sociedade globalizada deve adotar, bem como impulsiona-nos na busca de parceiros sensíveis, considerando que o incentivo governamental é quase nulo dentro de nossa Instituição.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 16/12/2016 08:53



Principais Notícias

Publicado em 25/04/2018 19:13 por Marlo Matielo

PM atende ocorrência de perturbação do sossego alheio no Loteamento Verde Vale

A Polícia Militar foi chamada no começo da manhã desta quarta-feira, dia 25, para atender uma ocorrência de [...]

Publicado em 25/04/2018 18:21 por Marlo Matielo

Bebê morre engasgado em creche de Vargem Bonita

Um bebê de cinco meses morreu na tarde desta quarta-feira (25) após se engasgar com leite em uma creche de Vargem [...]

Publicado em 25/04/2018 13:28 por Douglas Varela

Empresário encontra bala de revólver intacta ao abrir estabelecimento na Cidade Alta

Um empresário do Bairro São Cristóvão, que preferiu o anonimato, se deparou com uma cena inusitada na manha desta [...]

Outras notícias

Publicado em 25/04/2018 13:48

Mater Dolorum lança 8ª Semana Pedagógica na Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira

A 8ª Semana Pedagógica Mater Dolorum “Competências Globais para um Ensino [...]

Publicado em 25/04/2018 13:19

Ouro sediou 2º Encontro do Comitê Gestor dos Balneários do Oeste Catarinense

Ouro sediou na manhã de terça-feira, dia 24, o 2º Encontro do Comitê Gestor [...]

Publicado em 25/04/2018 12:46

Obras do Contorno Viário de Capinzal estão 65% concluídas

As obras do Contorno Viário, que liga os municípios de Capinzal e Ouro, [...]

Publicado em 25/04/2018 11:58

Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Brasil visita a Fraternidade de Capinzal

A Fraternidade da Paróquia São Paulo Apóstolo recebeu a visita do [...]

Publicado em 20/04/2018 07:59

Claudir Duarte pede a recuperação de estradas do interior

O vereador Claudir Duarte apresentou indicação na última segunda-feira, dia [...]

Publicado em 20/04/2018 07:51

Meneghini propõe Moção de Aplauso a todas as candidatas inscritas no Concurso da Rainha e Princesas de Ouro

A Câmara de Vereadores de Ouro aprovou na terceira sessão ordinária do mês [...]