Social

Hospital Nossa Senhora das Dores lança programação alusiva aos 70 anos de fundação

  • Douglas Varela
  • 16/12/2016 08:53
5482157255853c8caa09c86.06270951.jpg

Aproximadamente 60 pessoas participaram na noite desta quinta-feira, dia 15, no auditório da Escola da Fé, da solenidade de lançamento do projeto “APOIE” alusiva aos 70 anos de fundação do Hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal. O encontro contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades entre elas a Associação Amigos do Hospital, imprensa e a direção da unidade hospitalar.

Na oportunidade foi apresentada a história do hospital, a apresentação oficial do selo dos 70 anos e o detalhamento das atividades que serão desenvolvidas ao decorrer de 2017 e 2018. O objetivo central é capitalizar recursos das esferas Federal e Estadual, assim como da população em geral para manutenção das atividades e, com destaque, para a conclusão do centro cirúrgico.

Conforme a presidente do Lions Clube/Capinzal/Ouro, Maria Jussara Schmidt, integrante da organização, a primeira atividade inicia em janeiro com a comercialização de camisetas alusivas ao projeto. No dia 1º de abril será realizado um Bingão, no dia 29 de julho um jantar promovido pelo Curso de Gastronomia da UNOESC e ABAG. Além disso, a programação reserva atividades culturais, palestras entre outros eventos.

Hospital

A jornada de solidariedade iniciou-se em 1900, na Província de Vidor (Treviso – Itália), por iniciativa da então Serva de Deus, Madre Elisa Andreoli (nossa fundadora) e de mais três companheiras, com o propósito de consagrar-se ao Senhor dedicando suas vidas ao Evangelho, buscando inspiração constante em Santa Maria, Mãe e Serva do Senhor.

Desde a origem da Congregação, a fundadora, Madre Elisa Andreoli e as primeiras Irmãs, tiveram grande preocupação no campo da Educação, da evangelização e com o campo da saúde.

O acontecimento da primeira guerra Mundial, que atingiu fortemente a Itália e, diante das necessidades e apelos de seu tempo, a Congregação dedicou-se desde então, ao setor da saúde num constante empenho de serviço e solidariedade.

A Congregação foi crescendo e expandindo-se aos poucos. Em 1921 chegaram as primeiras religiosas missionárias ao Brasil, no Estado do Acre.

As primeiras Irmãs que vieram da Itália para Capinzal, para trabalharem na área da saúde foram: Ir. Maria Crescência Pozzato, Ir. Maria Camila Roman, Ir. Maria Valeriana Marchesin e Ir. Maria Rosilde Rebesco. Vieram a convite da comunidade de Capinzal e dos Freis Capuchinhos.

Chegaram à cidade no dia 31 de outubro de 1947 e foram recebidas pelo Sr. Antonio e Clotilde Zortéa, Leonor Viecelli, Edite Faversani e um grupo de jovens.

As irmãs ficaram hospedadas na casa de dona Emília Barison durante oito dias, até a desapropriação do imóvel do Sr. Casemino Epifani,(casarão de madeira de dois andares) onde passaram a residir e iniciar o funcionamento da casa de saúde que atenderia aos doentes carentes e de todas as classes sociais.

O primeiro médico que trabalhou do Hospital foi o Dr. Cristiano Mayer. O primeiro paciente a ser internado foi após um mês de funcionamento do Hospital, no dia treze de dezembro de 1947.

Em 1950, chegou um outro médico clinico cirúrgico, Dr. Samuel Spritzer, que deu um grande impulso ao Hospital.

Com o passar do tempo e com o crescente número de população, houve a necessidade de ampliar as instalações, melhorar a estrutura do Hospital e melhor equipa-lo.

No dia 13 de abril de 1953 iniciou-se o alicerce do atual Hospital Nossa Senhora das Dores, com recursos subsidiados pela Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras, buscando oferecer melhores condições para o atendimento da população em geral.

O Hospital Atualmente

O Hospital Nossa Senhora das Dores, é uma entidade filantrópica, situado à rua Dr Wilson Bordin, n°48 em Capinzal – SC. O Hospital foi fundado e está sob administração da CONGREGAÇÃO DAS SERVAS DE MARIA REPARADORAS, a qual está organizada no Brasil na forma de uma sociedade civil com sede provincial no Rio de Janeiro.

O Hospital Nossa Senhora das Dores é filiado à AHERSC – Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina e à FEHOESC – Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina, Federação das Santas Casas e Hospitais filantrópicos.

Há mais de dois anos conta com a colaboração de um pequeno grupo "Amigos do Hospital". São empresários de Capinzal/Ouro que prestam um serviço gratuito. Juntos, refletimos e buscamos meios em vista de melhorias do Hospital. Nosso grupo, incessantemente vem buscando parcerias e se empenha na qualificação para atender cada vez melhor e um maior número de pessoas.

A Congregação das Religiosas continua prestando este serviço na área da saúde à comunidade local e com um Projeto de reestruturação do Hospital.

A posição geográfica do Hospital faculta-lhe também o atendimento de pessoas de comunidades vizinhas. Esta unidade hospitalar conta com os serviços de atendimento a população em nível de:

Ambulatório

Clinica

Obstetrícia/Ginecologia

Clínica

Pediátrica

Clinica Médica

Clínica Cirúrgica

Raio X

Mamografia

Cumpre destacar que a SITUAÇÃO DA SAÚDE NO CENÁRIO BRASILEIRO vem sofrendo sérios prejuízos no decorrer do tempo, o que não representa uma novidade no contexto internacional, mas nos serve de sustentáculo para delimitar as posturas necessárias de responsabilidade ativa que cada segmento de nossa sociedade globalizada deve adotar, bem como impulsiona-nos na busca de parceiros sensíveis, considerando que o incentivo governamental é quase nulo dentro de nossa Instituição.

 


Enquete