Saúde

Hospital Santa Terezinha completa 70 anos nesta sexta-feira

  • Capinzal FM
  • 18/10/2016 12:36
2083981537580633fa218df4.62471030.jpg

Esta será uma semana de comemorações para a comunidade de Joaçaba e região. O Hospital Santa Terezinha comemora, na sexta-feira (21), 70 anos da sua fundação. Há dez anos mantido pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), sendo agora chamado de Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST).

— Poderíamos fazer uma grande festa para comemorar esta data, já que são 70 anos de serviços prestados à comunidade, mas devido à crise que passam os hospitais de Santa Catarina, entendemos não ser o momento para festividades, mas de estarmos unidos (HUST, universidade e comunidade) através de eventos que proporcionem reflexões sobre a realidade hospitalar e que promovam a saúde dos colaboradores e da comunidade — explica Alciomar Marin, diretor geral do hospital.

Na quinta-feira (20), das 18h às 20h, representantes da Associação dos Hospitais de Santa Catarina (Ahesc), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fetessesc), e Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc) serão recebidos na Câmara de Vereadores de Joaçaba, durante sessão ordinária, onde farão uso da tribuna para a apresentação de um diagnóstico da situação financeira dos hospitais. No período da tarde, das 14h às 17h, haverá uma reunião ordinária, no HUST, envolvendo as três entidades representativas dos hospitais do estado.

As comemorações preveem ainda atividades para os públicos interno e externo. Durante toda a semana, os colaboradores do HUST terão aula de pilates com bola, exames de acuidade visual, palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e outras ações.

Na sexta-feira, a comemoração será na Praça Adolfo Konder, das 9h às 16h30. Haverá orientação sobre tabagismo e avaliação respiratória, orientações também sobre trauma em dente de leite, pele, estomas e amamentação. Haverá também exames de acuidade visual, relógio do corpo humano, horta vertical, farmácia viva e animais peçonhentos, mini questionário de saúde mental. Haverá também um resgate histórico do HUST, do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDIH) e orientação sobre doação de órgãos.

Para finalizar as comemorações, no final do mês (29), ocorrerá o Unoesc Abraça, no Complexo Esportivo, no Campus II.

Fonte:  Dhébora Santiago 

 

Enquete