Jornal A Semana

I Encontro da Família Prigol em Linha Maziero

  • Douglas Varela
  • 15/09/2018 10:30
8701018145b9a56044d8674.86268244.jpg

No domingo, dia 09, na comunidade de Linha Maziero, interior de Ouro, foi realizado o I Encontro da Família Prigol, tendo como homenageados o casal Domingos Prigol e Tereza Maziero.

A programação iniciou às 09h com a recepção e o café da manhã aos participantes. Ás 10h30min, na capela, foi rezado um terço em Ação de Graças e em homenagem póstuma aos falecidos da família.

Em seguida, houve a apresentação da história da imigração da família com a projeção das fotos. Ao meio dia o almoço. No período da tarde, mateada com música ambiente.

O encontro teve a participação de filhos, netos, bisnetos e tataranetos de Domingos Prigol e Tereza Maziero, e com isso foi possível a reunião e confraternização das diversas famílias descendentes e a preservação da sua história.

História

Domingos é filho de Giovanni Prigol e Giovanna Tonello, imigrantes vindos da cidade de Feltre, norte da Itália. Tereza é filha de Ferdinando Maziero e Maria Genoefa Costa, também imigrantes italianos vindos da região do Vêneto.

O casal homenageado nasceu na Serra Gaúcha e se casou na cidade de Protásio Alves (RS). Na década de 1920, a família Maziero muda-se do Rio Grande do Sul para o interior de Ouro (SC) e Domingos e Tereza vieram junto com eles, numa viagem que durou mais de duas semanas.
O casal morou na Linha Bonita (atual Linha Maziero) onde criaram seus 10 filhos: Arestides, Luiz, Natalino, Maria Uliana, Albina, Iris, Nevio, João, Olga e Vitória.


Enquete