Jornal A Semana

Ideias para o seu FGTS: Não deixe seu dinheiro parado!

  • Douglas Varela
  • 16/05/2018 11:24
15983835935afc3f5a27f8a9.21687403.jpg

O Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) sem dúvidas é uma reserva importante, e que vai crescendo com o passar dos anos em que dedicamos nosso trabalho ao nosso empregador. Mensalmente, 8% do valor que recebemos em folha são destinados a este fundo, e, se houver uma demissão que não seja por justa causa, todo o valor acumulado durante os meses trabalhados e mais uma multa de 40% sobre o saldo (paga pelo empregador), serão disponibilizados para o colaborador demitido.

Agora, se vc não foi demitido e possui um bom saldo em FGTS, abordarei alterantivas interessantes para utilizar este valor, pois no meu entendimento deixá-lo com o governo lhe garante um rendimento muito abaixo do esperado. O rendimento do FGTS atualmente é de 3,6% ao ano + TR, pois o julgamento pelo STJ para sabermos se a correção sobre o FGTS passará a ser pelo índice da inflação ainda não tem data para acontecer. Se aprovado, esse rendimento ficará em torno de 5% ao ano + TR, o que é mais atrativo e próximo ao rendimento da poupança.

No entanto, mesmo se esse reajuste acontecer sou a favor de colocar o nosso dinheiro para render em ouras alterantivas, como por exemplo, utilizar o saldo de FGTS para adquirir o primeiro imóvel. Em um financiamento habitacional, você pode utilizar o seu saldo de FGTS para dar entrada na aquisição do imóvel, e o mais importante: a cada dois anos fazer novas amortizações com o saldo que foi se acumulando neste período, pagando assim menos juros ao longo do financiamento. Também, muitos consórcios aceitam o FGTS como lance para retirar sua carta de crédito, o que facilita em muito sua contemplação. O consórcio é de longe a forma mais barata de se adquirir um imóvel (ou qualquer outro bem), e se você possui um bom valor de FGTS, você está com a faca e o queijo na mão!

A utilização deste fundo também é permitida para outras 16 finalidades, que estão listadas no site da Caixa Econômica Federal (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts). Dentre elas: quando o trabalhador está há três anos ou mais fora do regime de contribuição do FGTS, ou por doenças graves como câncer e HIV.

Mesmo você que não pensa em ter seu primeiro imóvel no momento, amadureça a idéia de colocar seu FGTS para trabalhar para você, e faças suas reservas financeiras com outros recursos provenientes dos seus rendimentos mensais. Desta forma, outras aplicações lhe trarão rendimentos maiores que o do seu FGTS, e ainda, você estará transformando em patrimônio um saldo que você não sabe ao certo quando iria poder sacar.

 

 


Enquete