Jornal A Semana

IMPACTO AMBIENTAL

  • Douglas Varela
  • 02/02/2017 15:54
437348022589372668e84c9.40205588.jpg

O ser humano tem sido um importante protagonista da aceleração dos impactos ambientais no meio ambiente, o que levou as alterações climáticas, perdas de espécies e comprometimento da qualidade de vida.

Impacto ambiental é definido, segundo a o Artigo 1º da Resolução do CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986: “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II - as atividades sociais e econômicas; III - a biota; IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais”. Ou seja, está associada à alteração ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo. Essa avaliação é feita por profissionais da área ambiental, geologia e afins, através de estudos de impacto ambiental.

O objetivo de estudá-los é, principalmente, o de avaliar as consequências destas ações para que possa haver a prevenção da alteração da qualidade do ambiente após a execução de uma determinada ação ou atividade humana. Quase todas as atividades econômicas causam um impacto ambiental, por isso a gestão e a educação ambiental são muito importantes para tomar medidas que causem o menor impacto possível. Saudações ecológicas!


Enquete