Jornal A Semana

INGRATIDÃO E MENTIRA, UMA DUPLA PODEROSA!

  • Douglas Varela
  • 20/04/2019 09:32
21020841305cbb11851563c1.58811758.jpg

Abril inicia com o dia da mentira e me causa verdadeiro pesar por ter uma data para algo tão catastrófico, sim a mentira é uma catástrofe. Ela ofende, ela deturpa, ela engana.

Não existem mentiras do bem… Uma hora ou outra a verdade vem à tona, então são dois problemas: a nova versão - mentira contada antes - e a confiança perdida - pela falta de sinceridade.

Mas o que tem a ver a ingratidão com a mentira?

A resposta é: absolutamente tudo, raciocina comigo...

Há um velho ditado que diz “a pior mentira é aquela que contamos para nós mesmos” e a ingratidão se encaixa perfeitamente aí. Uma mentira das piores, pois se trata de quem te estendeu a mão.

A ingratidão nada mais é do que a falta de reconhecimento, nem precisa tanto, apenas não trazer para si o que não lhe cabe, já fica bem adequado. Porém, não são raras as situações onde a pessoa que recebe ajuda apenas olha para si sem sequer lembrar de agradecer àqueles que lhe apoiaram enquanto ninguém mais acreditava.

Todos somos essencialmente imperfeitos, portanto, passíveis de cometermos essa gafe moral e emocional, porém cabe a cada um de nós, a autorresponsabilidade em lapidar nossos comportamentos e praticar a gratidão. Mesmo nos momentos mais desafiadores, temos muito o que agradecer: a vida, a saúde, a paz, o alimento, os amigos… Outro ditado traz a reflexão: “e se você recebesse hoje apenas aquilo que agradeceu ontem?” Temos muito o que evoluir.

A vida e Deus nos mostram que somos pó, nada além disso, que aquilo que damos valor e nos vangloriamos de “ter” é invisível se não estiver aliado ao “ser”. Que contribuir é mais gratificante do que receber, mas isso só sentimos quando temos maturidade, especialmente maturidade espiritual.

Todos nos sentimos extremamente felizes em poder contribuir para o bem-estar das pessoas, todos gostam de ajudar; da mesma forma, acaba sendo natural a expectativa do reconhecimento, afinal quantos de nós não deixou de fazer coisas por si mesmos para ajudar à outros? Infelizmente não é raro situações onde essa expectativa gera uma imensa frustração, entretanto não devemos desanimar, mas sim aprender cada dia mais e continuar ajudando, se doando sem a expectativa do reconhecimento.

Paulo em sua segunda carta à Timóteo escreveu: Pois os homens só amarão a si mesmos...

Dale Carnegie dizia: Conte com a ingratidão.

E minha Mãe me ensinou: “Cada cabeça uma sentença”

Sejamos gratos e honestos, busquemos a verdade e tenhamos honra em levar a vida que levamos!

À você, minha gratidão, por ler esse artigo e me dar a oportunidade de inspiração.

 


Enquete