Jornal A Semana

Intérprete de libras, jovem de Ouro participa de série que estreou na NETFLIX

  • Douglas Varela
  • 30/05/2020 08:00
14078701065ed173e57fbff9.90031714.png

Por Kiane Berté (Portal Oeste Mais)

"Produzida e filmada em Florianópolis, a série ''Crisálida estreou sua primeira temporada na  Netflixno dia 1º de maio deste ano."

A série é uma ficção dramática bilíngue, em libras e português, que busca mostrar os desafios que os surdos enfrentam na sociedade brasileira, de maneira dinâmica e emocionante.

Por ser a primeira obra gravada em libras e português, de todo o Brasil, a série foi fruto do prêmio Catarinense de Cinema. Ela foi dirigida por Serginho Melo e criada por Alessandro da Rosa Pinho, e conta com um elenco de surdos e ouvintes.

No meio de todo o elenco, uma das atrizes é do oeste catarinense, e tem 23 anos. Joanna Bruna Tiepo é natural de Ouro, do Distrito Santa Lúcia, onde nasceu e cresceu, até completar os 17 anos. Hoje, há seis anos, a jovem reside em Florianópolis.

Joanna é formada em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e trabalha como intérprete de libras no Colégio Aplicação da UFSC, além de fazer trabalhos como atriz.

Por incrível que pareça, 'Crisálida' foi o primeiro trabalho de Joanna dentro das telas do cinema. Foi através desta série que ela teve um grande aprendizado e hoje se orgulha pelo trabalho que desenvolveu, junto dos outros colegas.

“Uma das minhas maiores expectativas com essa série é que ela consiga atingir um grande número de pessoas, para que assim, todos tenham um olhar mais humano, mais solidário pelos surdos, entendendo um pouco mais desses desafios que eles passam, e de como é o trabalho dos intérpretes de libras”, comenta ela, que aguarda cheia de expectativa pela segunda temporada.

Joanna espera, com a série, que os personagens consigam incentivar mais pessoas a aprenderem libras.

Outros trabalhos no cinema

Não foi só a série 'Crisálida' que fez Joanna se destacar e ficar conhecida, mas também, outra chamada de 'Pequenos Grandes Talentos', de Laine Milan e Felipe Mucci, que foi exibida na NSC TV e que está disponível gratuitamente na plataforma Globo Play, com 12 episódios.

A série retrata a vida de talentos catarinenses que se tornaram grandes pensadores, artistas, cientistas e religiosos. Os episódios em que Joanna fez parte foram o de 'Cruz Souza', onde ela fez papel de professora dele, o de 'Antonieta Barros', que Joanna interpretou uma aluna, no de 'Lindolf Bell', onde a jovem aparece como uma das convidadas dele num jantar de natal da família, e no episódio de 'Santa Paulina', que Joanna interpreta duas personagens: a primeira foi a mãe, e depois volta para a série como sendo amiga de Madre Paulina.

Outro grande orgulho da jovem é o filme 'Achados não Procurados', de Fabi Penna, que ainda está em processo de montagem. Devido às edições ainda estarem acontecendo, Joanna não pôde falar muito a respeito do filme, mas deixou uma pequena frase que foi divulgada pelo filme na página do Instagram.

“O filme é um olhar indiscreto na sociedade moderna”.

Fonte - Kiane Berté (Portal Oeste Mais)

 


Enquete